Bolsas da Europa fecham em alta, com recuperação após perdas, e divulgação de CPIs e balanços

Estadão Conteúdo

Publicado 17.04.2024 10:30

Atualizado 17.04.2024 13:40

Bolsas da Europa fecham em alta, com recuperação após perdas, e divulgação de CPIs e balanços

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira, 17, em sessão com recuperação após a queda acima de 1% que os índices sofreram na terça-feira, em um cenário de aversão a riscos por conta das tensões geopolíticas. Nesta quarta, dados de inflação na zona do euro e no Reino Unido foram divulgados, o que, no caso do bloco europeu, apontou o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) a caminho da meta do Banco Central Europeu (BCE). O dia contou ainda com a divulgação dos balanços de importantes empresas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,17%, a 499,08 pontos.

Mais cedo, foi confirmado que a taxa anual do CPI da zona do euro desacelerou para 2,4% em março, ficando mais próxima da meta de 2% perseguida pelo BCE. De modo geral, os dados desta quarta confirmam que a tendência de desinflação apoia expectativas de um corte em junho, avalia a Oxford Economics.

A consultoria também aponta que a presidente do BCE, Christine Lagarde, não sinalizou que a inflação de serviços, que segue elevada, pudesse ser motivo suficiente para adiar os cortes. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,12%, a 17.786,99 pontos, enquanto o FTSE MIB avançou 0,72%, a 33.632,71 pontos, em Milão.

Já no Reino Unido, o CPI anual diminuiu para 3,2% em março, mas ficou acima do esperado, o que reduz as chances de o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) também cortar juros em junho, segundo a Capital Economics.

Da temporada de balanços europeus, a LVMH registrou alta orgânica anual de 3% nas vendas no primeiro trimestre, e a ação da gigante de artigos de luxo saltou 2,84% em Paris, onde o CAC 40 avançou 0,62%, a 7.981,51 pontos.

Já a mineradora anglo-australiana Rio Tinto (LON:RIO) agradou com os últimos números de produção, e sua ação avançou 2,55% em Londres, onde o FTSE 100 subiu 0,35%, a 7.847,99 pontos.

Ali ainda, o HSBC subiu 0,60%, em dia que saiu a notícia da Reuters de que o banco está planejando cortar cerca de 20 empregos em bancos de investimento na Ásia devido a resultados ruins nos negócios, o que resultará em um total de 30 demitidos nesta semana.

A Reuters reportou ainda que o Santander (BVMF:SANB11) anunciou a abertura de uma nova unidade de negócios hipotecários na Alemanha e planeja cortar cerca de 500 empregos até o final de 2026 no país. A medida faz parte de um esforço para se concentrar em atividades mais rentáveis, mas não resultará na redução da rede de agências. A ação do banco espanhol subiu 1,40% em Madri, onde o Ibex 35 teve alta de 1,02%, a 10.633,90 pontos. Ainda na Península Ibérica, o PSI 20 subiu 0,16%, a 6.234,41 pontos, em Lisboa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por outro lado, a ação da ASML (AS:ASML) tombou 6,68%% em Amsterdã, após a companhia holandesa - que produz equipamentos para fabricantes de chips - decepcionar com o resultado de encomendas dos primeiros três meses do ano.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações