Bolsas da Europa fecham em alta, com setor de energia apoiado pelo petróleo

Estadão Conteúdo

Publicado 12.08.2020 10:36

Atualizado 12.08.2020 14:10

Bolsas da Europa fecham em alta, com setor de energia apoiado pelo petróleo

As bolsas da Europa fecharam com ganhos nesta quarta-feira, 12, ganhando força ao longo do dia, mesmo após um dado negativo do Reino Unido. Predominou o otimismo com a perspectiva de avanços por uma vacina para a covid-19, em um cenário no qual o setor de energia foi apoiado pelos ganhos no petróleo.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 1,11%, em 374,88 pontos.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido recuou 20,4% no segundo trimestre ante os três meses anteriores, a maior contração de sua história e a mais acentuada entre os países desenvolvidos, no choque atual da pandemia. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal, porém, previam resultado ainda pior, de uma queda de 21,4%. Com recuo em dois trimestres seguidos, o país entrou em recessão técnica. A Stifel destacou em relatório que o país foi o que mais sofreu mortes relacionadas à covid-19 na Europa. O Morgan Stanley (NYSE:MS), porém, afirmou que o foco estava na recuperação, com alguns dados mais recentes mostrando retomada. A produção industrial britânica, por exemplo, cresceu 9,3% em junho ante maio, acima da previsão de alta de 7,4% dos analistas.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 2,04%, em 6.280,12 pontos. O avanço do petróleo apoiou o setor de energia. A petroleira BP registrou ganho de 1,22%. As mineradoras também se saíram bem, com Anglo American (LON:AAL) em alta de 1,97% e Antofagasta (LON:ANTO), de 1,12%.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,86%, a 13.058,63 pontos. Commerzbank registrou ganho de 0,49%, e Deutsche Bank, de 0,28%, enquanto no setor de energia E.ON também subiu 0,28%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 avançou 0,90%, a 5.073,31 pontos. Total subiu 0,67%, no setor de energia, e entre os bancos Crédit Agricole avançou 0,64% e Société Générale, 0,72%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, registrou ganho de 1,13%, a 20.437,36 pontos. Os bancos italianos não tiveram sinal único, com Intesa Sanpaolo (MI:ISP) em alta de 1,16%, mas BPM em queda de 0,79%. A petroleira Eni avançou 1,56%

Em Madri, o índice IBEX 35 subiu 0,45%, a 7.296,00 pontos, com Banco de Sabadell como o papel mais negociado, em baixa de 4,04%, e Santander (SA:SANB11) em baixa de 0,70%, mas Liberbank em alta de 7,30%. Em Lisboa, o PSI 20 fechou em alta de 1,07%, a 4.481,69 pontos, terminando na máxima do dia, com a ação do Banco Comercial Português em alta de 0,85% e EDP-Energias de Portugal ganhando 0,57%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações