Bolsas da Europa fecham em alta com varejo britânico, Brexit e vacina

Estadão Conteúdo

Publicado 20.11.2020 11:13

Atualizado 20.11.2020 14:40

Bolsas da Europa fecham em alta com varejo britânico, Brexit e vacina

As bolsas da Europa fecharam o pregão desta sexta-feira (20) em alta, impulsionadas por um avanço acima do esperado nas vendas do varejo do Reino Unido, assim como pela expectativa de que um acordo pós-Brexit seja alcançado entre Londres e Bruxelas. O anúncio da farmacêutica Pfizer (NYSE:PFE); (SA:PFIZ34) de que pedirá autorização para uso emergencial de uma vacina contra a covid-19 também ajudou a melhorar o humor no mercado acionário do Velho Continente, embora um impasse entre o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e o Tesouro dos Estados Unidos gera cautela nos mercados em geral. O índice pan-europeu STOXX 600 subiu 0,47%, a 389,44 pontos, e registrou ganho semanal de 1,11%.

"O novo aumento nas vendas no varejo em outubro significa que elas estão agora 6,8% acima do nível anterior ao coronavírus", destacam analistas da Capital Economics. No mês passado, o varejo britânico cresceu 5,8%, na comparação anual, acima do esperado por analistas. No entanto, o atual "lockdown" significa que os gastos do consumidor provavelmente cairão em novembro, pondera a consultoria britânica.

O bom humor gerado pelo indicador econômico britânico aumentou após a Pfizer anunciar que enviará hoje à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos EUA o pedido de uso emergencial de uma vacina contra a covid-19 que apresentou 95% de eficácia nos resultados finais dos testes.

Há também uma expectativa pelo acordo comercial pós-Brexit entre Reino Unido e União Europeia. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, porém, disse que o bloco quer chegar um entendimento, "mas não a qualquer preço".

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, por sua vez, alertou que o continente enfrentará "muitos desafios" nos próximos anos, com o envelhecimento populacional, o aumento da dívida e as mudanças climáticas.

Nos Estados Unidos, há um impasse entre o Federal Reserve e o Departamento do Tesouro, após o secretário Steven Mnuchin decidir não renovar os programas emergenciais de empréstimos.

O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, avançou 0,27%, a 6.351,45 pontos, com alta de 0,56% na semana. O alemão DAX, de Frankfurt, por sua vez, subiu 0,39%, a 13.137,25 pontos, e acumulou ganho semanal de 0,46%.

O FTSE MIB da Bolsa de Milão registrou alta de 0,79%, a 21.706,96 pontos, com avanço semanal de 3,84%. Em Paris, o CAC 40 ganhou 0,39%, a 5.495,89 pontos. Na semana, o índice acionário francês subiu 2,15%.

Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 encerrou as negociações em alta de 0,60%, a 7.977,90 pontos, e com ganho semanal de 2,49%. Já em Lisboa, o PSI 20 subiu 1,30%, a 4424,15 pontos, na máxima do dia, e também obteve alta de 1,30% na comparação semanal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações