Bolsas da Europa fecham em alta, diante da ausência de escalada nas tensões no Oriente Médio

Estadão Conteúdo

Publicado 16.10.2023 10:35

Atualizado 16.10.2023 13:40

Bolsas da Europa fecham em alta, diante da ausência de escalada nas tensões no Oriente Médio

As bolsas da Europa fecharam com ganhos nesta segunda-feira, 16, em meio a uma recuperação do apetite por risco ao longo do pregão, diante da ausência de escalada na guerra em Gaza, e após novos indicativos de que a economia dos Estados Unidos pode ter chegado ao fim do aperto monetário.

Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,41%, aos 7.630,63 pontos. Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,34%, aos 15.237,99 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 0,27%, aos 7.022,19 pontos; em Milão o FTSE MIB teve ganhos de 0,55%, aos 28.391,60 pontos; em Madri, o Ibex 35 subiu 0,63%, aos 9.291,10 pontos; e, em Lisboa, o PSI 20 teve alta de 1,21%, aos 6.116,56 pontos. As cotações são preliminares.

O analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson, aponta que, pela manhã, as bolsas operaram mistas, mas o sentimento de risco melhorou levemente, conforme investidores reagiam à ausência de uma escalada de tensões durante o fim de semana e nessa segunda-feira, "embora possamos ter a certeza de que os investidores estão atentos aos acontecimentos no Oriente Médio", disse.

A atividade industrial dos Estados Unidos também deu impulso extra às bolsas europeias, visto que o dado desta segunda-feira veio mais atenuado do que o imaginado, o que parece ter sustentado a teoria de investidores de que a taxa de juros americana está no pico, ou que ao menos não haverá elevação nas próximas reuniões de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deste ano.

Nesta segunda-feira, as ações da petroleira Shell (NYSE:SHEL) atingiram patamar recorde, com alta de 1,08% na bolsa de Amsterdã, depois de o CEO da companhia ter anunciado que pretende direcionar mais investimentos às operações de petróleo e gás. Porém, as ações da BP não conseguiram se aproveitar do bom momento do setor e avançaram menos, tendo ganho de 0,42%, com investidores cautelosos enquanto a empresa continua à procura de um novo CEO após a saída de Bernard Looney, afirma o CMC Markets.

Na bolsa de Milão, os papéis da Telecom Italia despencaram 6,09%, após ela receber proposta do fundo americano KKR para comprar seu negócio de rede fixa NetCo. O teor da proposta não foi divulgado pela companhia italiana.

Já em Paris, a Casino, controladora do grupo GPA (BVMF:PCAR3) no Brasil, teve dia no vermelho e recuou 1,58% depois de fechar um acordo preliminar para vender participação no colombiano Grupo Éxito, por um total de US$ 556 milhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações