Bolsas da Europa fecham em alta em dia de decisão do BoE

Estadão Conteúdo

Publicado 18.03.2021 11:37

Atualizado 18.03.2021 15:10

Bolsas da Europa fecham em alta em dia de decisão do BoE

As bolsas da Europa ignoraram a cautela observada em Wall Street e fecharam em alta nesta quinta-feira, após o Banco da Inglaterra (BoE) manter inalterados os principais pilares de sua política monetária. Investidores assimilaram também a notícia de que o órgão regulador de medicamentos da União Europeia considerou "segura e eficaz" a vacina da AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34) contra o coronavírus.

O índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou o pregão com ganho de 0,40%, a 426,59 pontos.

Em meio à percepção de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) se mostrou tolerante ao avanço dos juros dos Treasuries na quarta-feira, os rendimentos avançaram nesta quinta, com o retorno da T-note de 10 anos no maior nível em 14 meses. O movimento contribuiu para a fraqueza observada nas bolsas de Nova York, que ficaram sem direção única.

Do outro lado do Atlântico, contudo, as principais praças europeias resistiram a esse cenário negativo. Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,25%, a 6.779,68 pontos. A ação do HSBC (LON:HSBA) (SA:H1SB34) ganhou 2,54%, após o banco informar a funcionários que está em negociações para vender seu braço de varejo na França à empresa americana Cerberus Capital Management.

No Reino Unido, repercutiu a decisão do Banco da Inglaterra (BoE) de manter a taxa básica de juros em 0,10% e o programa de compra de títulos em 895 bilhões de libras.

De acordo com análise da Capital Economics, o BC britânico demonstrou que não está nem perto de discutir um aperto das condições monetárias e que não está preocupado com a escalada dos retornos dos Gilts, como são conhecidos os títulos ingleses. "Nossa previsão de inflação sugere que o Banco provavelmente não pensará em reverter o QE ou aumentar as taxas de juros até 2023/24", argumentou.

Em evento pela manhã, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, por sua vez, alertou que a alta dos juros "pode se tornar inconsistentes com o combate ao impacto para baixo da pandemia na trajetória projetada da inflação". Segundo ela, a atividade econômica da zona do euro deve ter forte recuperação no segundo semestre de 2021.

Com perspectivas melhores para a economia, o índice DAX, de Frankfurt, ganhou 1,23%, a 14.775,52 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, subiu 0,13%, a 6.062,79 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Milão, o FTSE MIB se elevou 0,33%, a 24.360,49 pontos.

Repercutiu também nas mesas de operações a afirmação da Agência de Medicamentos Europeia (EMA, na sigla em inglês) de que a vacina contra o coronavírus da AstraZeneca é "segura e eficaz". Nos últimos dias, vários países da região suspenderam a distribuição do produto, depois de relatos de coágulos sanguíneos supostamente relacionados à imunização.

Nas praças Ibéricas, o IBEX 35, de Madri, aumentou 0,29%, a 8.624,60 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, avançou 0,41%, a 4.789,47 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações