Bolsas da Europa fecham em alta; Frankfurt renova recorde após desaceleração do CPI europeu

Estadão Conteúdo

Publicado 16.06.2023 14:26

Bolsas da Europa fecham em alta; Frankfurt renova recorde após desaceleração do CPI europeu

As bolsas europeias terminaram a sessão desta sexta-feira, 16, em alta após a leitura final do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) confirmar desaceleração da inflação na zona do euro em maio. O resultado forneceu alívio aos mercados globais e deixou em segundo plano a mensagem de vários dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) de que os juros ainda subirão mais após a elevação de da quinta-feira, 15.

Nesta sexta, o índice pan-europeu Stoxx 600 teve ganho de 0,53%, a 466,80 pontos. Em destaque, o índice DAX, referência em Frankfurt, fechou com alta de 0,41%, a 16.357,63 pontos, em novo recorde de fechamento.

A taxa anual do CPI da zona do euro desacelerou de 7% em abril a 6,1% em maio, segundo revisão divulgada nesta sexta pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

A Oxford Economics alerta, no entanto, que a queda no aumento dos preços ainda não é suficiente para o Banco Central Europeu. "O BCE não está contente com o progresso até agora, e a coletiva de imprensa de ontem surpreendeu com o seu tom hawkish inesperado", disse a consultoria em relatório.

Com isso, vários dirigentes do BCE reforçaram a necessidade de mais aperto monetário adiante. O presidente do BC alemão, Joachim Nagel, afirmou que a instituição poderá ter que subir juros no verão, enquanto o líder do BC da Estônia, Madis Müller, comentou que o ciclo de altas ainda não acabou.

Ainda assim, o clima seguiu positivo nos mercados. A bolsa de Paris teve a maior alta entre as demais, com alta de 1,35%, a 7.388,65 pontos. O segmento de bens de luxo se destacou, com as grifes Louis Vitton, Kering (EPA:PRTP) e Hermès ganhando 2,95%, 2,19% e 1,84%, respectivamente, entre as empresas que mais se valorizaram.

À Bloomberg TV, o CEO da Louis Vitton, Bernard Arnault, disse na quinta-feira que estava otimista sobre o mercado chinês de luxo, a despeito de sinais de desaceleração da demanda. "Nossas atividades estão crescendo muito bem por muitos anos, então estou otimisma", afirmou.

Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,47%, a 27.861,80 pontos. Em Madri, o IBEX 35 teve alta de 0,68%, a 60.75,98 pontos. Já em Lisboa, o PSI 20 teve ganho de 0,61%, a 6.075,98 pontos. Fora da zona do euro, em Londres, o FTSE 100 avançou 0,19%, a 7.642,72 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações