Bolsas da Europa fecham em alta, impulsionadas por NY e de olho em ata do BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 14.05.2021 12:21

Atualizado 14.05.2021 15:40

Bolsas da Europa fecham em alta, impulsionadas por NY e de olho em ata do BCE

As bolsas europeias fecharam em alta o último pregão desta semana, acompanhando o bom humor dos índices acionários em Nova York, que abriram com ganhos e estenderam o movimento após a divulgação de indicadores dos Estados Unidos. Investidores também ficaram de olho na ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), divulgada na manhã desta sexta-feira.

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em alta de 1,05%, aos 442,53 pontos. Na semana, houve queda de 0,54%.

Logo no início do pregão, o mercado europeu subia após as bolsas de NY se recuperarem na quinta-feira de perdas recentes. O movimento foi fortalecido ao longo do dia, com o índice de sentimento do consumidor americano caindo a 82,8 em maio, e as vendas no varejo ficando estáveis nos EUA entre março e abril, ambos contrariando as expectativas de alta de analistas. Os resultados, porém, não tiveram impacto negativo e levaram as bolsas de NY a acelerarem alta, o que deu impulso às praças europeias. Segundo analistas, os dados não alteram o cenário macroeconômico.

Em Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 1,15%, aos 7.043,61 pontos. Opondo-se ao movimento geral no Reino Unido, ações de mineradoras registraram quedas nesta sexta, em meio a supostos esforços do governo da China para conter a alta do cobre, cujo contrato futuro recentemente atingiu a maior cotação da história na London Metal Exchange (LME). Neste contexto, o papel da Rio Tinto (LON:RIO) (SA:RIOT34) caiu 2,81% e o da Antofagasta (LON:ANTO) cedeu 2,20%.

Outro foco de investidores em meio às negociações desta sexta, a ata do BCE apontou que os dirigentes da entidade monetária europeia consideram que um "amplo apoio monetário" segue necessário para apoiar a recuperação da economia da região e ancorar a inflação da zona do euro na meta de 2%. Repercutindo o documento, ING disse que o BCE não deu pistas para o futuro, enquanto a Capital Economics avaliou que a alta nos juros dos bônus europeus impõe desafios à entidade.

O índice DAX, de Frankfurt, encerrou o dia com ganhos de 1,43%, aos 15.416,64 pontos, enquanto o CAC, da bolsa de Paris, avançou 1,54%, aos 6.385,14 pontos. Em ambos os índices, companhias do setor de energia registraram bons resultados, com destaque para a Siemens Energy (DE:ENR1n) (+3,87%) e Total (PA:TOTF) (+2,42%). Já na Espanha, a Repsol (MC:REP) teve alta de 2,36%.

O índice IBEX 35, de Madri, fechou em alta de 2,00%, aos 9.145,60 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Acompanhando o movimento geral do mercado europeu, o FTSE MIB, da bolsa de Milão, fechou na máxima do dia, em alta de 1,14%, aos 24.766,09.

Por fim, o PSI20, de Lisboa, subiu 1,62%, aos 5.195,66 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações