Bolsas da Europa fecham em alta, na expectativa por acordo pós-Brexit

Estadão Conteúdo

Publicado 23.12.2020 11:19

Atualizado 23.12.2020 14:40

Bolsas da Europa fecham em alta, na expectativa por acordo pós-Brexit

A notícia que não uma, mas duas, cepas mais infecciosas do novo coronavírus está circulando no Reino Unido não tirou o fôlego das bolsas europeias, que fecharam o dia em alta, impulsionadas pela expectativa de um acordo pós-Brexit. Ainda sem confirmação, a informação de que um acordo já teria sido fechado, mas ainda falta ser formalizado, garantiu o apetite dos investidores no mercado acionário europeu. O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,08%, para 395.49 pontos.

Em Londres, o índice FTSE 100 teve alta de 0,66%, aos 6495,75 pontos, com destaque para o setor financeiro. As ações do Lloyds dispararam 7%, acompanhadas por NatWest (+5,04%) e AIG (+6,27%). Já as ações da AstraZeneca caíram 1,42%, apesar do avanço da covid-19 pelo país e as expectativas em torno da vacinação. Ontem, a empresa informou que sua vacina contra covid-19 deve ser eficaz contra a nova variante do coronavírus.

Hoje, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, afirmou que existem dois casos de outra nova variante de coronavírus no Reino Unido, ambos provenientes da África do Sul. A informação não causou alvoroço no mercado, que ainda reagia à expectativa pelo acordo pós-Brexit e à abertura das fronteiras entre França e Reino Unido, que ficaram fechadas por 48 horas na tentativa de prevenir a disseminação da nova cepa do coronavírus. Em Paris, o CAC 40 fechou em alta de 1,11%, aos 5527,59 pontos, puxadas pelos papéis da Airbus (+4,56%) e do Société Générale (PA:SOGN) (+4,18%).

O setor financeiro também se sobressaiu na Itália. As ações do Unicredit (MI:CRDI) avançaram 2,23%, acompanhadas pelas do Intesa Sanpaolo (MI:ISP), que subiram 1,69%. O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou em alta de 1,31%, aos 22130,18 pontos.

Em Frankfurt, foram as montadoras que deram fôlego ao índice DAX, que subiu 1,26%, para 13587,23 pontos. Os destaques ficaram com as ações da Daimler (+3,19%), Volkswagen (+2,37%) e da fabricante de autopeças Continental (+3,06%).

Já em Madri, o Ibex 35 registrou alta de 1,76%, aos 8073,60 pontos, depois que o governo espanhol informou que o produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 16,4% entre o segundo e o terceiro trimestre. Em Lisboa, o índice PSI 20 fechou em alta de 2,10%, aos 4825,28 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações