Bolsas da Europa fecham em alta, puxadas por indicadores e pacote fiscal nos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 01.03.2021 12:18

Atualizado 01.03.2021 15:40

Bolsas da Europa fecham em alta, puxadas por indicadores e pacote fiscal nos EUA

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, depois de terem recuado na última semana de fevereiro em meio à apreensão dos investidores com o aumento dos juros de títulos soberanos de longo prazo. No pregão desta segunda, prevaleceu o otimismo com indicadores macroeconômicos e a aprovação de um pacote fiscal trilionário na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o que deve impulsionar a recuperação da maior economia do mundo.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais ações do continente, encerrou com ganho de 1,84%, a 412,44 pontos. De acordo com dados da corretora LPL Financial, foi a maior alta do índice em três meses.

"O otimismo em relação às vacinas, um tom mais calmo nos mercados de títulos e um retorno do ambicioso projeto de estímulo dos EUA aos holofotes estão ajudando a sustentar o ambiente de risco", afirma a analista de mercado financeiro Sophie Griffiths, da Oanda.

Na madrugada de sexta-feira para sábado, 27, os deputados americanos aprovaram a proposta do presidente Joe Biden de US$ 1,9 trilhão em estímulos à economia. O texto será analisado agora pelo Senado. A previsão do líder da maioria na Casa, Chuck Schumer, é enviar o projeto para sanção até 14 de março.

Além do otimismo com mais expansão fiscal, dados europeus divulgados nesta segunda também ajudaram a direcionar os investidores para ativos de risco. Na zona do euro, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial subiu de 54,8 em janeiro para 57,9 em fevereiro, segundo a IHS Markit, o que representa o ritmo de expansão mais forte em três anos.

O PMI industrial da Alemanha, por sua vez, subiu de 57,1 no primeiro mês de 2020 para 60,7 no mês passado. Já o PMI da indústria britânica avançou de 54,1 em janeiro para 55,1 em fevereiro.

Crucial para a retomada da economia, o avanço da imunização contra a covid-19 também é monitorado de perto pelos investidores. Nesta segunda-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou que apresentará em março uma proposta de "passaporte de vacinação". O documento permitiria a retomada das viagens no bloco europeu para pessoas imunizadas contra o coronavírus.

Em Londres, o índice acionário FTSE 100 subiu 1,62%, a 6588,53 pontos.

O DAX, de Frankfurt, por sua vez, avançou 1,64%, a 14012,82 pontos. As ações do Deutsche Bank (DE:DBKGn) (SA:DBAG34) ganharam 2,56% e as da Volkswagen (DE:VOWG), 1,47%.

Na bolsa de Paris, o CAC 40 registrou alta de 1,57%, a 5792,79 pontos. Os papéis da Airbus (PA:AIR) avançaram 4,97% e os da ArcelorMittal, 3,39%.

Em Milão, o FTSE MIB teve ganho de 1,82%, a 23264,86 pontos.

O IBEX 35 subiu 1,86% em Madri, a 8378,10 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 também registrou avanço, de 1,95%, a 4793,97 pontos, na máxima do dia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações