Bolsas da Europa fecham em baixa após PPI endossar cautela do Fed; Paris destoa e marca recorde

Estadão Conteúdo

Publicado 14.03.2024 11:16

Atualizado 14.03.2024 14:40

Bolsas da Europa fecham em baixa após PPI endossar cautela do Fed; Paris destoa e marca recorde

As bolsas europeias reverteram alta inicial e fecharam, majoritariamente, em queda nesta quinta-feira, 14, após dados acima do esperado de inflação nos Estados Unidos pesarem no humor dos investidores ao darem suporte ao tom de prudência do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em relação ao início da queda das taxas de juros. O indicador serviu de gatilho para avanço das taxas projetadas nos títulos do Tesouro americano, o que puxou também os retornos dos papéis da dívida soberana na Europa. O ambiente não impediu que o mercado de Paris prolongasse o bom momento e o CAC-40 marcou novos recordes intradiários e de fechamento.

O CAC 40, de Paris, atingiu recorde histórico de fechamento, ao subir 0,29%, aos 8.161,42 pontos, após tocar a máxima de 8.218,07 pontos.

Ações dos setores de mídia foram destaques entre as altas, enquanto ativos das empresas de bens de luxo também continuaram marcando ganhos. A Vivendi (EPA:VIV) subiu 2,38%, enquanto a Publicis e a Teleperformance avançaram 2,14% e 1,98%, respectivamente. Os ativos da Hermes, LVMH e Kering (EPA:PRTP) subiram.

Em Londres, o índice FTSE 100 encerrou em baixa de 0,37%, aos 7.743,15 pontos. O DAX, de Frankfurt, perdeu força após tocar máxima intradiária inédita de 18.039,05 pontos mais cedo. O principal índice da bolsa alemã cedeu 0,11%, aos 17.942,04 pontos no encerramento da sessão.

Nos EUA, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) mensal subiu 0,6% em fevereiro nos EUA, superando previsão de alta de 0,3%, enquanto o núcleo do índice avançou 0,3%, igualmente acima da expectativa. Os dados anuais também superaram a previsão. Já as vendas no varejo americano tiveram aumento mensal de 0,6% em fevereiro, um pouco menor do que o esperado, enquanto o número de pedidos de auxílio-desemprego veio abaixo da expectativa.

Em Frankfurt, as ações da transportadora de contêineres Hapag-Lloyd registraram um declínio de 15%, após uma queda de 83% no lucro líquido em 2023. Além disso, a empresa anunciou uma redução de 85% nos seus dividendos, citando um ambiente de mercado desafiador.

Em Madri, o Ibex-35 perdeu 0,66%, aos 10.490,50 pontos, após ter na quarta-feira o maior ganho em quatro meses e fechar nos maiores níveis desde 2018, segundo El Confidencial. Em Milão, o FTSE MIB caiu 0,29%, aos 33.786,18 pontos. O PSI 20, referencial da Bolsa de Lisboa, teve variação negativa de 0,90%, encerrando o dia em 6.055,53 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações