Bolsas da Europa fecham em baixa com alta de covid, restrições e queda de aéreas

Estadão Conteúdo

Publicado 22.01.2021 11:44

Atualizado 22.01.2021 15:10

Bolsas da Europa fecham em baixa com alta de covid, restrições e queda de aéreas

As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta sexta-feira, 22, em meio ao pessimismo por conta da covid-19 na região, com dificuldades na vacinação e aumento de restrições, casos e número de mortos. Ao cenário, somou-se ainda a divulgação de indicadores negativos. O setor aéreo é um dos mais penalizados, com a recomendação de que viagens não essenciais deixem de ser realizadas. Em meio a baixa no petróleo, as empresas do setor também acumulam baixas no continente.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,57%, a 408,54 pontos, com recuo na semana de 0,55%.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu a situação da covid-19 como "muito séria", em meio ao avanço da nova variante do coronavírus. A nova orientação de mobilidade regional prevê quarentenas e exigência de testagem, no caso de países terceiros, antes do embarque para a União Europeia. Na Alemanha, o número de mortos pela doença ultrapassou os 50 mil. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,24%, a 13.873,97 pontos, em baixa de 0,24% na semana.

Com cenário negativo para o setor, as ações da Air France-KLM (PA:AIRF) fecharam em queda de 2,47%, em meio a relatos da KLM de que a recuperação da companhia de aviação está demorando mais do que o previsto e que, por isso, teria de demitir funcionários. Lufthansa (DE:LHAG) (-2,70%), IAG (MC:ICAG), que controla British Airways e Iberia, (-3,41%), Easyjet (LON:EZJ) (-3,30%) e Ryanair (LON:RYA) (-2,65%) seguiram a tendência. Em Londres, onde diversas estão cotadas, o FTSE 100 fechou em baixa de 0,30%, a 6.695,07 pontos. Na semana, a queda foi de 0,30%.

Entre indicadores, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, elaborado pela IHS Markit, recuou a 47,5, abaixo da previsão. A Capital Economics nota que o dado confirma que as medidas mais rígidas para conter a disseminação da covid-19 nas últimas semanas penalizam a atividade econômica, com o setor de serviços como o mais afetado.

"Com poucos sinais de que as restrições serão retiradas em breve", diz a consultoria.

O quadro no Reino Unido é ainda pior. O PMI composto do país recuou de 50,4 em dezembro a 40,6 em janeiro, na mínima em oito meses, ante previsão de 46,0.

Com cenário negativo e petróleo em baixa em Londres e Nova York, ações do setor caíram. Saipem (MI:SPMI) (-3,59%) e Eni (MI:ENI) (-1,45%) foram duas das principais baixas em Milão, que teve a maior queda dentre as bolsas mais importantes da Europa, 1,52%, a 22.088,36 pontos, com recuo na semana de 1,52%. Galp (LS:GALP) (-1,85%), Repsol (MC:REP) (-1,47%), Total (PA:TOTF) (-0,84%) seguiram a tendência.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Lisboa, o PSI 20 fechou em baixa de 0,30%, a 5.040,63 pontos, de olho nas eleições presidenciais que o país realiza no domingo. Na semana, o recuo foi de 0,30%.

Em Madri, o IBEX 35, fechou em baixa de 1,06%, a 8.036,40 pontos, com queda semanal de 1,05%.

Em Paris, o CAC 40 caiu 0,56%, a 5.559,57 pontos, com queda de 0,56% na comparação com a última sexta-feira.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações