Bolsas da Europa fecham em baixa, com avanço da covid-19 e incerteza com EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 11.01.2021 11:21

Atualizado 11.01.2021 14:40

Bolsas da Europa fecham em baixa, com avanço da covid-19 e incerteza com EUA

As bolsas de Europa fecharam em baixa nesta segunda-feira, 11, em meio ao receio do mercado com o avanço da covid-19 , que segue batendo recordes no continente. Além disso, a tensão política nos Estados Unidos leva a uma maior cautela, inclusive pela incerteza sobre novos estímulos à economia. As companhias aéreas, que tem seu desempenho especialmente ligado à mobilidade, restrita por conta das medidas de contenção ao vírus, tiveram algumas das principais quedas da sessão.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,67%, a 408,41 pontos.

A covid-19 segue avançando na Europa, com recordes de casos e mortos diários registrados, ofuscando as expectativas pela vacinação. Em Portugal, o país registrou no último boletim diário 122 mortos, o maior número desde o começo da pandemia.

A Bolsa de Lisboa teve o maior recuo dentre as principais europeias, com o PSI20 caindo 2,05%, a 5.137,93 pontos. As ações do banco BCM Millenium (LS:BCP) tiveram parte importante no resultado, em baixa de 6,14%.

Na Alemanha, o país ultrapassou a marca dos 40 mil mortos pela covid-19, e a chanceler Angela Merkel avalia que a fase mais difícil ainda pode estar por chegar.

Na Espanha, às restrições de mobilidade em razão da covid-19 somam-se as dificuldades causadas pela maior nevasca que o país enfrenta em décadas, que impôs limitações a grande parte do território.

Em Madri, o IBEX 35 fechou em baixa de 0,60%, a 8.357,50 pontos.

Na Itália, o FTSE MIB fechou em baixa de 0,32%, a 22.722,01 pontos.

As incertezas na política dos EUA também pesam, em meio à abertura de um processo de impeachment contra Donald Trump. Os esforços dificultam a aprovação de estímulos fiscais, e colocam dúvidas sobre a capacidade de Joe Biden de conseguir apoio para os pacotes em seu governo.

As companhias aéreas tiveram algumas das principais baixas, em meio à cautela dos mercados. A Lufthansa (DE:LHAG) caiu 2,87%,e influenciou em Frankfurt para o DAX a fechar em baixa de 0,80%, a 13.936,66 pontos. IAG (LON:ICAG), que controla a Iberia e a British Airways, teve baixa de 2,49%, junto à Ryanair (LON:RYA) (-1,12%) que pressionaram o FTSE em Londres a fechar em baixa de 1,09%, a 6.798,48 pontos.

Em Paris, o CAC 40 fechou em baixa de 0,78%, a 5.662,43 pontos - Air France KLM (PA:AIRF) teve um dos principais recuos, a 1,52%.

No campo das farmacêuticas, a francesa Sanofi (PA:SASY) teve alta de 0,55%, em meio a notícias sobre a aquisição da companhia Kymab. Já a alemã BioNTech (DE:22UAy) teve alta de 6,87% com o anúncio de que produzirá junto à Pfizer 2 bilhões de doses da vacina contra a covid-19 em 2021.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações