Bolsas da Europa fecham em baixa, com cautela global por conflito em Israel; aéreas despencam

Estadão Conteúdo

Publicado 09.10.2023 10:15

Atualizado 09.10.2023 13:40

Bolsas da Europa fecham em baixa, com cautela global por conflito em Israel; aéreas despencam

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira, 9, acompanhando a aversão ao risco global diante de instabilidades causadas pelo confronto entre militantes do Hamas e forças israelenses. O cenário impulsionou os preços de petróleo e gás natural, o que ajudou ações do setor de energia, mas impôs pressão forte sobre companhias aéreas.

Na bolsa de Londres, o FTSE 100 fechou em queda de 0,03%, aos 7.492,21 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,67%, aos 15.128,11 pontos; em Paris, o CAC 40 perdeu 0,55%, aos 7.021,40 pontos; em Milão o FTSE MIB perdeu 0,46%, aos 27.682,06 pontos; em Madri, o Ibex 35 caiu 0,97%, aos 9.146,20 pontos; e, em Lisboa, o PSI 20 teve alta de 0,93%, aos 5.943,32 pontos. As cotações são preliminares.

Diante da alta acentuada nos preços de energia, os papéis das companhias aéreas despencaram e os de petrolíferas receberam impulso nas bolsas. Em Paris, os papéis da Air France-KLM caíram 9,33%; Em Londres, IAG, proprietária da British Airways, recuou 5,47%; em Frankfurt, as ações da Lufthansa tiveram queda de 4,43%.

Enquanto isso, no setor petrolífero, Shell (NYSE:SHEL) subiu 2,61%, e BP ganhou 3,16% em Londres, retirando parte das perdas do FTSE 100. Na esteira do confronto, ações ligadas à defesa fecharam com ganhos nesta segunda-feira. Na bolsa de Milão, a empresa de defesa e segurança Leonardo subiu 4,64%. Na Alemanha, a companhia Rheinmettal ganhou 6,63%.

Segundo a Capital Economics, a alta dos preços de petróleo nesta segunda-feira não é fruto da redução da oferta, necessariamente, mas sim uma resposta ao potencial que o conflito em Israel pode ter na produção de petróleo mundial. A guerra pode afetar a produção do país vizinho Irã, prejudicar as relações diplomáticas entre Israel e Arábia Saudita, ou se estender para outros atores, afirma a consultoria.

Em destaque também, os papéis do Metro Bank, no Reino Unido, receberam impulso de 9,78% depois de o banco conseguir garantir, nesta segunda-feira, um novo acordo de financiamento de 925 milhões de libras em meio às dificuldades financeiras que vinha enfrentando.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações