Bolsas da Europa fecham em baixa, com fala do BCE e à espera por juros

Estadão Conteúdo

Publicado 08.12.2022 11:16

Atualizado 08.12.2022 14:40

Bolsas da Europa fecham em baixa, com fala do BCE e à espera por juros

Os mercados acionários da Europa fecharam em queda nesta quinta-feira, 8, com Frankfurt como exceção bem próxima da estabilidade, em um cenário de incertezas globais e no aguardo das decisões do ritmo da taxa de juros por parte dos bancos centrais das principais economias. Também nesta quinta, a fala da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, também orientou os negócios desta sessão.

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,23%, a 7.472,17 pontos, enquanto o CAC 40, em Paris, recuou 0,20%, a 6.647,31 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em baixa de 0,14%, a 24.207,42 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 fechou em queda 0,68%, a 8.234,20 pontos. O índice DAX, em Frankfurt, foi na contramão da maioria e subiu 0,02%, a 14.264,56 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 0,93%, a 5.745,57 pontos. As cotações são preliminares.

Mais cedo, a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que o ambienta instável, proporcionado principalmente pela pandemia, pela crise energética e pela guerra na Ucrânia, apresenta riscos para a estabilidade financeira da Europa.

Na próxima quinta-feira, o BC europeu irá decidir o novo aumento da taxa de juros dos países do bloco. No mesmo dia, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), também fará decisão de política monetária. Segundo o ING, o risco do BCE aumentar as taxas em mais 75 pontos-base (pb) "claramente cresceu", baseado em dados que demonstraram resiliência da economia na zona do euro.

Entre os destaques que pressionaram Londres, Frasers Group despencou quase 10%, apesar de ter anunciado resultados robustos para o semestre. Já as ações da Balfour Beatty fecharam em alta de mais de 2% depois de atualizar suas expectativas de lucro para o ano. Segundo análise da CMC Markets, a expectativa é que a receita do ano inteiro desta empresa cresça cerca de 5% ante 2021.

Ainda segundo a mesma análise, a recuperação dos preços de petróleo - que já viraram para o negativo -, contribuiu para um modesto impulso no começo do dia. Nas ações do setor de energia, o quadro era modesto, com a Shell (NYSE:SHEL) fechando praticamente estável, em Londres, enquanto a Galp Energia tinha alta de menos de 0,5% em Lisboa. Em Paris, TotalEnergies avançou pouco mais de 0,5%, enquanto Eni subiu quase 1%, em Milão.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações