Bolsas da Europa fecham em baixa, com foco em decisões e anúncios de Fed e BoE

Estadão Conteúdo

Publicado 17.09.2020 11:06

Atualizado 17.09.2020 14:40

Bolsas da Europa fecham em baixa, com foco em decisões e anúncios de Fed e BoE

As bolsas na Europa fecharam em baixa nesta quinta-feira, 17, na primeira possibilidade no continente de reação aos posicionamentos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de quarta-feira. Além da postura do banco central dos EUA, a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) nesta quinta estimulou perdas. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,51%.

O Fed não agradou ao apresentar melhora em suas projeções para os principais indicadores econômicos do país e com uma postura menos dovish do que o imaginado do presidente Jerome Powell. Os números um pouco mais robustos sinalizam que a postura mais frouxa da autoridade monetária em relação à inflação pode ser levemente mais curta do que o imaginado anteriormente, o que tirou impulso das bolsas europeias.

"Os mercados precisam de mais tempo para digerir as notícias porque a realidade é que a mensagem do Fed não foi nem perto o suficiente de ser hawkish", considerou o analista-chefe da Ava Trade, Naeem Aslam.

Já o comunicado do BoE nesta quinta foi na verdade mais otimista do que o esperado, para o TD Securities, como reflexo de uma reação um pouco mais forte da economia no terceiro trimestre. O banco diz que agora o mercado monitorará discursos do comando do BoE, a fim de avaliar se houve alguma mudança na avaliação sobre os juros negativos no banco central.

Após o anúncio do BC inglês, as ações tiveram suas quedas impulsionadas. O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, chegou a cair pela manhã 0,68%, mas amenizou a baixa, fechando em 0,47%, a 6.049,92.

O setor de automóveis e peças operou em baixa significativa depois que se viu uma forte redução (-18,9%) do volume de licenciamentos de novos carros na Europa em agosto, após uma queda de 5,7% em julho, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea, na sigla em inglês). A Peugeot registrou baixa nas ações de 1,16% e a Renault queda 0,19%. Em Paris, o índice CAC recuou 0,69%, a 5.039,50 pontos.

A Volkswagen teve queda nas ações de 0,69%. Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,36%, a 13.208,12 pontos. O banco suíço UBS divulgou nesta quinta um estudo sobre as empresas mais sujeitas à uma vacina, com especial destaque para as alemãs. Além do setor automotivo, varejistas como a Adidas têm seus resultados atrelados especialmente ao desenvolvimento da imunização, segundo o banco.

A maior queda registrada nas principais bolsas do continente foi em Milão, com recuo de 1,12% no índice FTSE MIB, a 19.739,73 pontos. A TIM (SA:TIMP3) liderou as perdas, com queda de 2,8%, que chegou a ser de 7%, com o avanço de uma legislação na União Europeia antitruste que pode prejudicar a criação de uma sociedade única para a rede banda larga, que seria liderada pela empresa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No campo da inflação, a Eurostat divulgou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,2% na comparação anual de agosto. Trata-se de uma perda de fôlego em relação à taxa de julho (+0,4%), mas que veio em linha com o dado preliminar. Isso também deixa a inflação da região mais distante da meta do Banco Central Europeu (BCE), levemente inferior a 2%.

Em Madrid, o IBEX-35 fechou em baixa de 0,35%, a 7.086,20.

Já em Lisboa, o PSI recuou 0,16%, a 4.286,76 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações