Bolsas da Europa fecham em baixa, com mau humor em NY e de olho em BCE e dados

Estadão Conteúdo

Publicado 01.06.2022 11:06

Atualizado 01.06.2022 14:10

Bolsas da Europa fecham em baixa, com mau humor em NY e de olho em BCE e dados

As bolsas da Europa fecharam a sessão em baixa nesta quarta-feira, com piora no fim do pregão na esteira da queda em Nova York. Falas da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e dirigentes estiveram no radar, além de indicadores macroeconômicos da zona do euro, Alemanha e Reino Unido.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 1,04%, a 438,72 pontos, enquanto o FTSE 100, em Londres, teve baixa de 0,98%, a 7.532,95 pontos e o CAC 40, em Paris, recuou 0,77%, a 6.418,89 pontos.

Na Europa, os índices acionários operavam mistos até o fim da manhã, quando perderam fôlego junto às bolsas em Wall Street. Analista-chefe para mercados na CMC Markets, Michael Hewson observa que os ganhos no continente derreteram à medida que a alta no índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial dos Estados Unidos, medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês), eliminou a possibilidade de uma pausa no ciclo de altas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em setembro.

Os dados econômicos europeus também não ajudaram uma narrativa de "suavidade", diz Hewson. Medidos pelo S&P Global, na leitura final para maio, o PMI industrial da zona do euro caiu no menor nível em 18 meses, enquanto os da Alemanha e Reino Unido também recuaram. A taxa de desemprego na zona do euro, por sua vez, ficou estável a 6,8% em abril. Em seu menor nível, o dado deve corroborar com alta de juros pelo BCE, avalia o ING.

O DAX perdeu 0,33%, a 14.340,47 pontos, em Frankfurt, enquanto o FTSE MIB caiu 0,90%, a 24.283,56 pontos.

Quanto ao BCE, o discurso de Lagarde focou nos riscos e ambições climáticas. A presidente afirmou que a guerra da Rússia na Ucrânia deve acelerar os esforços para diversificar as fontes de energia e que, no curto prazo, a chamada "inflação verde" não é um problema para as estabilidades de preços.

Em relação à política monetária, o dirigente Edward Scicluna disse não esperar um "apoio generalizado" no BCE a um aumento de 50 pontos-base nos juros básicos. Segundo matéria da Reuters, o Deutsche Bank espera que uma das duas altas de juros pelo BCE no terceiro trimestre seja de 50 pontos-base, com maior probabilidade na reunião de setembro do que de julho.

Em apresentação, o economista-chefe Philip Lane destacou os fatores que trazem riscos às perspectivas para a inflação, enquanto Fabio Panetta afirmou que a integração da cadeia de suprimentos da Europa é melhor do que em qualquer outro continente.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 fechou com baixa de 0,42%, a 6.231,15 pontos, e o IBEX 35 caiu 1,18%, a 8.747,20 pontos, segundo dados preliminares.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações