Bolsas da Europa fecham em baixa, com preocupações renovadas sobre setor bancário

Estadão Conteúdo

Publicado 17.03.2023 11:04

Atualizado 17.03.2023 14:10

Bolsas da Europa fecham em baixa, com preocupações renovadas sobre setor bancário

As bolsas da Europa fecharam nesta sexta-feira, 17, em queda, apesar de terem iniciado o pregão em alta, com bancos sob renovada pressão e deterioração em Wall Street, após a controladora do Silicon Valley Bank (SVB) pedir recuperação judicial.

Em Londres, o FTSE 100, fechou em queda de 1,01%, em 7.335,40 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em baixa de 1,33%, a 14.768,20 pontos. O CAC 40, em Paris, caiu 1,43%, a 6.925,40 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, registrou baixa de 1,64%, a 25.494,54 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 2,01%, a 8.711,80 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 recuou 2,42%, a 5.724,12 pontos. As cotações são preliminares.

Mais uma vez, grandes bancos lideraram as perdas no Velho Continente, como Barclays (LON:BARC), que teve queda de mais de 1,5% em Londres, e Commerzbank, que caiu mais de 3% em Frankfurt. A baixa foi motivada pelo aumento do pessimismo de investidores diante do setor bancário, que voltou a cair hoje, acompanhando as persistentes dúvidas quanto ao First Republic Bank, apesar do anúncio de ajuda de 11 instituições.

A queda foi ainda acentuada pela notícia de que a controladora do Silicon Valley Bank (SVB) pediu recuperação judicial em tribunal federal de Nova York, fazendo com que Wall Street amargasse perdas, levando os índices europeus consigo.

Ainda, a notícia de que UBS e Credit Suisse (SIX:CSGN) seriam contrários a uma eventual fusão forçada fizeram com que o Credit Suisse caísse mais de 8%, em Zurique. Já o UBS teve queda de mais de 1%.

No radar de investidores, também está o índice de preços ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro, que desacelerou na comparação mensal de fevereiro. O núcleo, entretanto, subiu 0,8% no mesmo período, mas em linha com as previsões de analistas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações