Bolsas da Europa fecham em baixa, com quadro na China impulsionando cautela

Estadão Conteúdo

Publicado 25.04.2022 10:53

Atualizado 25.04.2022 14:10

Bolsas da Europa fecham em baixa, com quadro na China impulsionando cautela

Os mercados acionários da Europa registraram queda, nesta segunda-feira, 25, com o apetite por risco em geral nos mercados globais prejudicados pelo noticiário da China. O fato de que autoridades locais realizam testes em massa contra covid-19 e limitam movimentações em algumas localidades gerava temor sobre eventuais impactos econômicos.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 1,81%, em 445,11 pontos.

A partir da imprensa estatal, a Reuters reportou que moradores de uma área do distrito de Chaoyang, em Pequim, não devem deixar o local, exceto por razões essenciais.

A emissora local CGTN disse que Pequim expandiu os testes em massa contra a covid-19 para outros 11 distritos, além do citado.

A presença do vírus na China e a política local de "covid zero" geram preocupações sobre o impacto econômico desse quadro entre investidores, o que pressionava mercados acionários pelo mundo nesta segunda-feira.

A Stifel afirma que há o temor de um lockdown mais abrangente em Pequim, mas nota que as restrições nas áreas afetadas devem ser relaxadas após o regime de testes previsto para até o dia 27 de abril.

Nas bolsas europeias, a abertura já foi negativa, com o noticiário da China deixando em segundo plano a política da França, com a reeleição do presidente Emmanuel Macron.

Na agenda local, o índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha subiu de 90,8 e março a 91,8 em abril, quando analistas previam queda a 89,1 pontos.

Para o Commerzbank, mesmo com a melhora do Ifo, o sentimento das empresas no país está em nível similar a quadros anteriores de recessão.

A Capital Economics, por sua vez, disse que o dado não mudou sua expectativa para contração na economia alemã no segundo trimestre. O Morgan Stanley (NYSE:MS) (SA:MSBR34), por sua vez, revisou em baixa sua projeção para o crescimento da zona do euro neste ano, de 3,0% a 2,7%.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 1,88%, em 7.380,54 pontos. O setor de energia esteve sob pressão, com o quadro na China penalizando o petróleo. BP teve queda de 6,18% e, entre as mineradoras, Antofagasta (LON:ANTO) caiu 3,31% e Anglo American (LON:AAL), 6,85%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 1,54%, a 13.924,17 pontos.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 caiu 2,01%, a 6.449,38 pontos. A ação da Vivendi (EPA:VIV) foi na contramão da maioria e subiu 0,35%, após a empresa publicar balanço.

Em Milão, o índice FTSE MIB registrou queda de 1,49%, a 23.917,36 pontos.

Na Bolsa de Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,90%, a 8.574,60 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI 20 fechou em baixa de 1,04%, a 5.940,19 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações