Bolsas da Europa fecham em baixa, com Treasuries e commodities

Estadão Conteúdo

Publicado 26.02.2021 12:05

Atualizado 26.02.2021 15:40

Bolsas da Europa fecham em baixa, com Treasuries e commodities

Os mercados europeus tiveram uma sexta-feira negativa, com Londres especialmente pressionada, em jornada negativa para ações ligadas ao setor de energia. Além disso, o avanço recente dos juros dos Treasuries dos Estados Unidos continuou no radar, bem como declarações do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) sobre o risco de complacência por parte dos bancos centrais.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 1,64%, em 404,99 pontos. Na comparação semanal, o índice caiu 2,38%.

A abertura já foi negativa, na esteira da baixa de quinta-feira em Nova York. O avanço dos retornos dos Treasuries, com expectativas de inflação mais elevada entre investidores, têm chamado a atenção e pressionado as bolsas americanas em alguns dos pregões recentes.

Na Europa, o presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, disse que o Reino Unido deve sofrer contração no primeiro trimestre, apontando para o impacto "bastante desigual" da pandemia na economia local. Já o economista-chefe do BoE, Andy Haldane, alertou para o "risco tangível de que a postura complacente de BCs leve a uma alta da inflação "acentuada e sustentada".

O vice do BoE, Dave Ramsden, por sua vez, disse avaliar as expectativas de inflação no país como "bem ancoradas".

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 2,53%, em 6.488,43 pontos, e na comparação semanal caiu 2,05%. Papéis de energia estiveram pressionados, como BP (LON:BP) (NYSE:BP) (-4,20%) e Antofagasta (LON:ANTO) (-3,41%).

Em Frankfurt, o índice DAX teve baixa de 0,67%, a 13.786,29 pontos, tendo queda de 1,48% na semana. Em Paris, o CAC 40 recuou 1,39%, a 5.703,22 pontos, com a petroleira Total (PA:TOTF) em baixa de 2,74%, em baixa de 1,22% na comparação semanal.

Em Milão, o índice FTSE MIB fechou em queda de 0,93%, em 22.848,58 pontos. Na semana, o índice perdeu 1,24%. Nesta sexta, ENI (MI:ENI) cedeu 2,05%.

Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 recuou 1,12%, a 8.225,00 pontos, mas subiu 0,90% na semana.

Em Lisboa, o PSI 20 registrou queda de 1,78%, a 4.702,19 pontos, e caiu 2,40% na comparação semanal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações