Bolsas da Europa fecham em baixa, diante de chances de Fed subir juro em 75 pb

Estadão Conteúdo

Publicado 14.06.2022 10:28

Atualizado 14.06.2022 13:40

Bolsas da Europa fecham em baixa, diante de chances de Fed subir juro em 75 pb

As bolsas europeias fecharam em baixa nesta terça-feira, 14, em seu sexto pregão consecutivo de quedas. Após mostrarem força com a abertura positiva do mercados acionário em Wall Street, as praças da Europa seguiram a tendência vista nos Estados Unidos e passaram a cair junto dos índices nova-iorquinos. Investidores seguem apreensivos com a possibilidade de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) eleve os juros nos EUA em 75 pontos-base (pb) na quarta-feira, 15.

O índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 1,26%, aos 407,32 pontos. Em Londres, o índice FTSE 100 fechou com perda de 0,25%, aos 7.187,46 pontos.

O setor bancário britânico deu alguma sustentação e evitou um recuo tão grande da bolsa londrina. Entre os destaques, Standard Chartered (LON:STAN) subiu 3,49% e HSBC avançou 3,48%. Já a petroleira BP teve ganhos de 2,03%, acompanhando o petróleo no mercado futuro.

Em outras praças, o índice DAX recuou 0,91% em Frankfurt, aos 13.304,39 pontos, o parisiense CAC 40 baixou 1,20%, aos 5.949,84 pontos, o FTSE MIB, de Milão, teve queda de 0,32%, aos 21.846,89 pontos, o madrilenho IBEX 35 fechou com perdas de 1,43%, aos 8.066,40 pontos. Por fim, o PSI 20, da bolsa de Lisboa, cedeu 0,48%, aos 5.986,96 pontos.

O foco de investidores segue na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que termina na quarta com a divulgação da decisão monetária do BC americano. A ferramenta do CME Group que calcula a probabilidade para as diferentes faixas dos Fed funds indica chance ao redor de 90% de elevação de 75 pontos-base dos juros nos EUA.

Após uma forte leitura de inflação e revisões por parte de analistas, o mercado consolida cada vez mais a expectativa por um movimento agressivo do Fed. Barclays (LON:BARC), Jefferies, JPMorgan (NYSE:JPM), Wells Fargo (NYSE:WFC), Nordea e TD Securities estão entre as instituições que agora esperam aumento de 0,75 ponto porcentual.

Há ainda a perspectiva de aperto monetário na zona do euro. Membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Klaas Knot disse estar "inquieto" com o quadro inflacionário atual e que defenderia uma alta de juros maior que 25 pontos-base na próxima reunião do BCE se as coisas ficarem como estão.

Nesta terça, a Alemanha informou que o índice de preços ao consumidor (CPI) de maio subiu 7,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto o índice de expectativas econômicas medido pelo instituto ZEW avançou de -34,3 em maio a -28,0 para o mês de junho. A leitura anual do CPI veio conforme as previsões, enquanto o dado de expectativas subiu abaixo do estimado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações