Bolsas da Europa fecham em baixa, pressionadas por temores com setor bancário e de olho no BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 02.05.2023 10:43

Atualizado 02.05.2023 14:56

Bolsas da Europa fecham em baixa, pressionadas por temores com setor bancário e de olho no BCE

As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta terça-feira, 2, em mais um dia marcado pelos renovados temores com o setor bancário, que foram impulsionados por uma série de bancos de menor escala nos Estados Unidos. Algumas das principais quedas nas ações vieram de instituições financeiras. Além disso, a sessão contou com a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro em abril, o que levantou interpretações sobre o impacto da persistente inflação na decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE, na sigla em inglês) desta semana.

As ações dos bancos regionais Western Alliance e PacWest despencavam mais de 20% em Nova York e tiveram negociações temporariamente suspensas por conta da intensa volatilidade.

Após o desfecho do estresse com o First Republic, vendido ao JPMorgan (NYSE:JPM), investidores especulam que as instituições financeiras podem ser as próximas de uma sequência de quebras que se iniciou em março com Silicon Valley Bank (SVB (OTC:SIVBQ)).

O setor financeiro europeu sentiu os efeitos da incerteza. Deutsche Bank recuou 3,12%, ajudando o DAX a fechar em baixa de 1,23%, aos 15.726,94 pontos, em Frankfurt. BNP Paribas (EPA:BNPP) (-2,46%) e Société Générale (EPA:SOGN) (-1,88%) caíram, e pressionaram o CAC 40 a uma queda de 1,45%, aos 7383,20 pontos, em Paris. Em Londres, o FTSE 100 caiu 1,24%, aos 7.773,03 pontos, na mínima do dia. Ali, o HSBC contrariou a tendência, subindo 4,99%, depois de divulgar balanço apresentando lucros acima do esperado. Em Milão, o Mediobanca caiu 3,41%, enquanto o FTSE MIB recuou 1,65%, aos 26.630,09 pontos.

Além disso, a Oxford Economics aponta que a inflação da zona euro subiu inesperadamente 0,1 ponto porcentual, para 7% em abril. A inflação de serviços atingiu um novo recorde histórico, confirmando que o núcleo se mostrará rígido, avalia.

"Mantemos nossa expectativa de que o BCE aumentará as taxas de juros em 25 pontos base nesta quinta-feira", reforça a consultoria. "Acreditamos que os formuladores de políticas receberão bem a queda no núcleo da inflação, enquanto os dados dos empréstimos bancários e do PIB dão confiança de que o aperto contínuo da política monetária está sendo transmitido à economia real. Isso deve significar um ritmo mais gradual de aumentos de taxas daqui para frente, depois de subir 50 pontos-base em março", projeta a Oxford Economics.

Na Península Ibérica, em Madri, o IBEX 35 caiu 1,83%, aos 9.072,30 pontos. Já o PSI 20 recuou 1,41%, aos 6.124,70 pontos, em Lisboa. Neste cenário, o Stoxx 600 caiu 1,29%, aos 460,87 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações