Bolsas da Europa fecham em em alta e recuperam parte das perdas da semana

Estadão Conteúdo

Publicado 20.08.2021 11:03

Atualizado 20.08.2021 14:10

Bolsas da Europa fecham em em alta e recuperam parte das perdas da semana

Os principais índices acionários europeus fecharam em alta, nesta sexta-feira, 20, tendo recuperado parte das perdas registradas ao longo da semana. O avanço ocorre apesar da disseminação da variante delta e de dados fracos na região, apoiado em resultados positivos de empresas locais e na esteira dos ganhos em Nova York. A exceção ficou por conta da Bolsa de Milão, que registrou pequena variação negativa nesta sessão.

O índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,33%, a 468,80 pontos. Na semana, porém, recuou 1,48%. O analista-chefe da CMC Markets, Michael Hewson, afirma que o mercado não deve ignorar a pequena mudança no sentimento de otimismo visto nesta semana em relação à recuperação econômica. "(...) uma combinação dos ventos contrários promovidos pelas infecções crescentes da cepa delta (do coronavírus), problemas na cadeia de oferta e uma desaceleração auto-induzida na China significa que provavelmente vimos o pico da recuperação, pouco mais de uma semana desde que estávamos registrando recordes", observa o analista.

Em Londres, o FTSE 100 teve alta de 0,41%, a 7.087,90 pontos, no dia, mas recuou 1,81% na semana. A principal alta do índice nesta sessão foi da JD Sports Fashion  (LON:JD) (+2,87%), provavelmente impulsionado pelo resultado positivo no segundo trimestre da Foot Locker  (NYSE:FL), seu "parceiro" de setor nos EUA, observa Hewson. Ainda na bolsa londrina, as ações do Marks and Spencer Group (LON:MKS) subiram 14,09%, após a empresa elevar sua perspectiva de lucro. É a primeira vez no século que isto ocorre, de acordo com o Financial Times.

Hoje, o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) do Reino Unido informou que as vendas no varejo caíram 2,5% em julho ante junho no país. A leitura frustrou a expectativa de estabilidade de analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal. Na visão do ING, a queda não pode ser atribuída à rápida disseminação da cepa delta, mas sim como um marco de "correção" após um impulso inicial com a reabertura das lojas. Além disso, a retomada do setor de serviços pressionou o de bens, dizem os analistas do banco holandês.

O DAX, em Frankfurt, avançou 0,27% hoje, a 15.808,04, porém teve queda semanal de 1,06%. O principal ganho, hoje, foi da Infineon Technologies  (DE:IFXGn) (+2.55%). O chefe-executivo da companhia, Reinhard Ploss, disse à Reuters que espera elevar os preços dos semicondutores, devido ao aumento dos custos.

Na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) subiu 1,9% em julho em comparação ao mês anterior, informou a Destatis, agência oficial de estatísticas do país. O indicador acelerou em relação ao dado de junho.

Em Paris, o CAC 40 teve alta diária de 0,31%, a 6.626,11, mas despencou 3,91% na semana. Enquanto em Milão, o FTSE MIB caiu 0,04% hoje, a 25.918,27, e 2,76% na semana. Nas praças ibéricas, o IBEX 35 subiu 0,15% no dia, a 8.915,30, mas caiu 0,93% na semana. Já o PSI 20 avançou 0,63% nesta sessão, a 5.337,14, e foi o único com alta semanal, de 2,22%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações