Bolsas da Europa fecham em firme queda, com techs e tensões na Ucrânia

Estadão Conteúdo

Publicado 21.01.2022 12:03

Atualizado 21.01.2022 15:10

Bolsas da Europa fecham em firme queda, com techs e tensões na Ucrânia

As bolsas da Europa fecharam em firme queda nesta sexta-feira, em meio à desvalorização das ações do setor de tecnologia, penalizadas por perspectivas de aperto monetário. O recuo do petróleo, tensões geopolíticas e dados econômicos negativos também ajudaram a azedar o clima.

O índice Stoxx 600, que abrange algumas das principais empresas de capital aberto do continente europeu, fechou em baixa de 1,84%, a 474,44 pontos, com retração de 1,40% na semana.

Embora estejam em queda nesta sexta, os juros dos Treasuries registraram acentuada elevação nos últimos dias e as T-notes de 2 e 10 anos chegaram a renovar máximas em dois anos. O movimento reflete a expectativa dos mercados de aumento de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) já na reunião de março. Na semana que vem, a autoridade monetária se reúne, mas ainda deve manter a taxa básica na faixa atual (entre 0% e 0,25%).

Os retornos em alta tendem a pesar sobre as ações em geral, mas as de tecnologia são as mais afetadas, porque são mais dependentes de crescimento futuro. O tombo de até 25% da Netflix (NASDAQ:NFLX) em Nova York nesta sexta, após balanço corporativo, apenas contribuiu para piorar o cenário, que teve repercussões do outro lado do Atlântico.

Para a gestora de fundos multiativos da Invesco, Georgina Taylor, o quadro nas mesas de operações é agravado ainda pelo aprofundamento das tensões geopolíticas entre Rússia e Ocidente, em meio a temores de que Moscou pretende invadir a Ucrânia. "O risco geopolítico desempenha um papel", explica, acrescentando que o ambiente pode ter efeito na inflação.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 encerrou a sessão com perda de 1,20%, a 7.494,13 pontos - perda de 0,65% na semana. Por lá, também repercutiu a informação de que as vendas no varejo do Reino Unido recuaram 3,7% em dezembro ante novembro, bem mais que o consenso de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda de 0,6%.

Na zona do euro, o índice de confiança do consumidor caiu de -8,4 em dezembro a -8,5 em janeiro, segundo dados preliminares da Comissão Europeia. O resultado veio melhor que a projeção do mercado, que era de recuo a -9,0.

A surpresa positiva no dado, no entanto, teve influência limitada nos negócios europeus. O índice DAX, referência em Frankfurt, perdeu 1,94%, a 15.603,88 pontos, em baixa de 1,76% na semana.

Já o FTSE MIB, de Milão, caiu 1,84% nesta sexta e 1,75% na comparação com sexta-feira passada, a 27.061,40 pontos.

Em Paris, o CAC 40 se desvalorizou 1,75%, a 7.068,59 pontos, com perda de 1,04% no acumulado dos últimos cinco pregões. O papel da Total baixou 2,09%, em meio a queda de mais de 1% nos preços do petróleo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nas praças ibéricas, o PSI 20, de Lisboa, registrou depreciação de 1,43%, a 5.582,76 pontos, com baixa semanal de 0,96%. Já o Ibex 35, de Madri, recuou 1,36% nesta sexta e 1,27% na semana, a 8.694,70 pontos, de acordo com cotação preliminar

*Com informações da Dow Jones Newswires

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações