Bolsas da Europa fecham em forte baixa com aversão a risco generalizada

Estadão Conteúdo

Publicado 19.05.2021 11:44

Atualizado 19.05.2021 15:10

Bolsas da Europa fecham em forte baixa com aversão a risco generalizada

As Bolsas da Europa registraram forte baixa nesta quarta-feira, 19, devido a uma aversão a risco generalizada. Em meio à expectativa pela ata da reunião de política monetária mais recente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e com a divulgação de dados de inflação no Velho Continente, o temor inflacionário continuou a dominar os mercados globais. No fechamento, o índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 1,51%, a 436,34 pontos.

Divulgada nesta quarta, a revisão do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro confirmou a alta de 1,6% em abril, na comparação anual.

Na visão da Capital Economics, a inflação do bloco comum provavelmente continuará subindo, mas não deve avançar tanto quanto nos Estados Unidos. "Isso porque os efeitos de base serão menores e a recuperação nos gastos do consumidor mais lenta", diz a consultoria britânica.

No Reino Unido, a inflação ao consumidor teve ganho anual de 1,5% em abril, também em linha com as estimativas. Para a Capital Economics, esse salto dos preços na economia britânica deve ser temporário.

Apesar disso, com a aversão a risco em alta, o índice FTSE 100, da bolsa de Londres, caiu 1,19%, a 6.950,20 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX cedeu 1,77%, a 15.113,56 pontos.

Na Bolsa de Paris, o CAC 40 teve baixa de 1,43%, a 6.262,55 pontos. Os papéis da ArcelorMittal tiveram baixa de 4,99% e os da Renault (PA:RENA), de 4,22%.

Já o IBEX 35, da bolsa de Madri, fechou em queda de 1,23%, a 9.070,70 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB caiu 1,58%, a 24.486,69 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, fechou com perdas de 1,11%, aos 5.220,05 pontos.

Outro fator que pesos nos mercados foi uma liquidação no mercado de criptomoedas , após o Banco do Povo da China (PBoC) emitir um alerta, por meio de sua conta no aplicativo WeChat, sobre o alto nível de especulação dos criptoativos, além de proibir instituições financeiras e de pagamentos de realizarem operações com essas moedas.

Durante a tarde, os investidores acompanharão a ata da mais recente reunião de política monetária do Fed em busca de pistas sobre quando a instituição começará a reduzir os estímulos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações