Bolsas da Europa fecham em ligeira queda com efeitos de visita de Pelosi a Taiwan

Estadão Conteúdo

Publicado 02.08.2022 10:17

Atualizado 02.08.2022 14:06

Bolsas da Europa fecham em ligeira queda com efeitos de visita de Pelosi a Taiwan

As bolsas da Europa fecharam em ligeira baixa nesta terça-feira, 2, após uma sessão marcada pela expectativa de desfecho da visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan. Já nos minutos finais de pregão, com a confirmação da chegada de Pelosi a Taipé, as bolsas chegaram a ganhar impulso e Londres flertou com o território positivo, mas o movimento não se sustentou.

O índice FTSE 100 terminou com baixa de 0,06% aos 7.409,11 pontos, acompanhado do índice DAX, de Frankfurt, que terminou em queda de 0,23%, aos 13.449,20 pontos e do CAC 40, de Paris, que recuou 0,42% aos 6.409,80 pontos. Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB caiu 0,35% para 22.135,02 pontos. Já em Portugal, o PSI 20 recuou 0,29% para 6,079,37 pontos.

A tensão dominou os mercados durante todo o dia, diante dos sucessivos alertas da China quanto às "consequências desastrosas" da viagem de Pelosi a Taiwan. "Pequim vê a visita como altamente provocadora e tem advertido sobre ação militar, inclusive derrubar a aeronave de Pelosi", diz a Dezan Shira, comentando que a China fechou o espaço aéreo na costa leste do país.

Em comunicado divulgado após pousar, Pelosi afirmou que a visita "honra o compromisso inabalável dos EUA em apoiar a vibrante democracia de Taiwan". A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou que em caso de agressão da China seu país ajudará Taiwan.

Para o ING, o conflito tende a pesar sobre o euro. Uma desvalorização da moeda comum ante o dólar pode ser mais um ingrediente a influenciar as ações das grandes exportadoras europeias. Em meio à temporada de balanços, destaque para as ações da British Petroleum ( BP PLC (LON:BP)) que subiram cerca de 3%, após a divulgação de um lucro acima do esperado no segundo trimestre.

Na contramão, o índice Ibex 35, da Bolsa de Madri fechou em alta de 0,23% aos 8.103,83 pontos. Em relatório divulgado aos seus clientes, o BBVA (BME:BBVA) informou que há sinais negativos do mercado de trabalho espanhol em julho, o que aumenta as incertezas para a economia no terceiro trimestre do ano. O desemprego na Espanha atinge hoje 85.500 cidadãos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações