Bolsas da Europa fecham em queda ante cautela com China e com commodities

Estadão Conteúdo

Publicado 20.09.2021 10:38

Atualizado 20.09.2021 14:10

Bolsas da Europa fecham em queda ante cautela com China e com commodities

Os mercados acionários da Europa registraram pregão negativo, nesta segunda-feira, 20. O quadro foi influenciado pela cautela com o caso da China Evergrande Group (HK:3333), gigante do setor imobiliário da China que pode declarar default, com investidores também à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), na quarta-feira. Nesse contexto, ações ligadas a commodities estiveram sob pressão, em jornada ruim também para o setor bancário.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 1,67%, em 454,12 pontos.

As bolsas na China e no Japão não operaram, com feriados locais, mas nos mercados globais em geral pesou a cautela com a Evergrande. Analistas têm ponderado se o eventual colapso da incorporadora poderia gerar impactos mais amplos.

Nesse contexto, algumas ações ligadas a commodities estiveram sob pressão. Entre as mineradoras em Londres, Antofagasta (LON:ANTO) caiu 3,23%, BHP (LON:BHPB) (NYSE:BHP) recuou 1,54% e Anglo American (LON:AAL), 4,79%. A petroleira Eni (MI:ENI) cedeu 0,93% em Milão e Iberdrola (MC:IBE), 0,98% em Madri.

Na agenda local, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 12% em agosto, na comparação anual, na máxima desde 1974. O Banco Central Europeu (BCE) considera que o impulso nos preços tende a ser temporário, com a retomada e a fraca base de comparação após o auge do choque da covid-19 na economia.

Integrante do conselho do BCE, Isabel Schnabel disse que o BCE está feliz com o avanço da inflação e vê o salto atual como temporário, além de prever "forte recuperação" da zona do euro. Outro dirigente, Martin Kazaks, disse que o banco central continuará a apoiar a economia, mesmo após o encerramento do programa emergencial de compra de ativos na pandemia (PEPP, na sigla em inglês).

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,86%, em 6.903,91 pontos, com Lloyds (LON:LLOY) (SA:L1YG34) em queda de 4,22% e Barclays (LON:BARC), de 4,27%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 2,31%, para 15.132,06 pontos. Entre os papéis mais negociados, Deutsche Bank (DE:DBKGn) G (SA:DBAG34) caiu 7,65% e Commerzbank (DE:CBKG), 7,92%.

O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, caiu 1,74%, a 6.455,81 pontos. Société Générale (PA:SOGN) recuou 5,70% e BNP Paribas (PA:BNPP), 4,46%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou em queda de 2,57%, em 25.048,26 pontos. Entre os papéis mais negociados, Intesa Sanpaolo (MI:ISP) recuou 3,03% e Telecom Italia (DE:TLIT), 1,33%.

Em Madri, o índice IBEX 35 caiu 1,20%, a 8.655,40 pontos, com Santander (SA:BCSA34)em baixa de 4,80%.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 recuou 1,62%, para 5.213,55 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações