Bolsas da Europa fecham em queda, com ajuste e renovados temores sobre Evergrande

Estadão Conteúdo

Publicado 24.09.2021 10:27

Atualizado 24.09.2021 13:40

Bolsas da Europa fecham em queda, com ajuste e renovados temores sobre Evergrande

Os mercados acionários da Europa fecharam em baixa nesta sexta-feira, 24. Além de um ajuste após alguns pregões positivos, hoje voltaram a preocupar algumas notícias sobre a endividada incorporadora chinesa Evergrande (OTC:EGRNY). O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,90%, em 463,29 pontos. Já na comparação semanal, subiu 0,31%.

Após a notícia da quinta-feira (23) de que autoridades da China orientaram governos locais a se preparar para um eventual colapso da Evergrande, hoje foi noticiado que os credores da empresa nos EUA ainda não receberam o pagamento de juros previsto para ontem. A empresa ainda teria, porém, 30 dias para fazer a operação antes que os detentores dos títulos possam declarar inadimplência. Ainda no noticiário, o Financial Times informou, a partir de fontes, que o Credit Suisse (SIX:CSGN) (SA:C1SU34) havia vendido no fim do ano passado toda sua exposição em títulos da Evergrande, como forma de se proteger em caso de eventual default. A ação da empresa em Hong Kong recuou hoje 11,61%.

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde disse que a exposição direta da zona do euro à Evergrande será limitada, embora os mercados financeiros estejam todos interligados. Lagarde ainda comentou sobre a inflação na zona do euro, considerando que o forte avanço dos preços se deve a causas temporárias, como um salto recente nos preços de energia.

Na agenda de indicadores europeia, o índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha recuou a 98,8 pontos, sua terceira baixa consecutiva, mas com resultado um pouco melhor do que o esperado por analistas.

A Capital Economics considera que, no contexto atual, o BCE não deve ter pressa para apertar sua política monetária. A consultoria diz em relatório que pesquisas com empresas sugerem que problemas na cadeia de suprimentos e preços mais altos em matérias-primas tiraram fôlego da recuperação na zona do euro em setembro.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,38%, em 7.051,48 pontos, com alta de 1,26% na semana. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,72%, a 15.531,75 pontos, avançando 0,27% na semana. Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 teve queda de 0,95%, a 6.638,46 pontos, mas subiu 1,04% na comparação semanal.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, caiu 0,43%, para 25.968,84 pontos. Na semana, o índice teve alta de 1,01%. Em Madri, o índice IBEX 35 recuou 0,04%, a 8.873,10 pontos, com avanço de 1,28% na comparação semanal. Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 caiu 0,61%, a 5.424,16 pontos, registrando uma alta de 2,35% na semana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações