Bolsas da Europa fecham em queda, com avanço da inflação e economia ainda fraca

Estadão Conteúdo

Publicado 31.08.2021 10:36

Atualizado 31.08.2021 14:10

Bolsas da Europa fecham em queda, com avanço da inflação e economia ainda fraca

As principais bolsas europeias fecharam a sessão desta terça-feira em baixa, após o índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro apontar um salto da inflação na região, enquanto os dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostram que a economia ainda não se recuperou do tombo provocado pela pandemia de covid-19. Apenas a Bolsa de Lisboa contrariou o movimento e fechou em alta de mais de 1%.

O índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 0,38%, a 470,88 pontos, acompanhado pelo FTSE 100, que caiu 0,40%, a 7.119,70, em Londres, e o DAX, com queda de 0,33%, a 15.835,09, em Frankfurt.

A taxa anual de CPI da zona do euro saltou 3% em agosto, atingindo o maior nível desde 2011, apontou a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Na visão da Capital Economics, o CPI da região ainda deve acelerar mais nos próximos meses, dados os fatores temporários - como reflexo da reabertura pós-lockdown e problemas na cadeia de suprimentos - que só devem perder força no ano que vem.

Apesar da alta ser esperada, a magnitude foi além da prevista. Entre outros fatores, a inflação é monitorada pelo mercado por conta da pressão que pode exercer sobre a política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Na análise do ING, porém, o BCE deve manter sua postura acomodatícia na reunião de política monetária de setembro, no dia 9.

À Bloomberg, o dirigente do BCE, Robert Holzmann, afirmou nesta terça que a autoridade monetária está em posição para começar a debater a redução gradual de seus estímulos monetários e se concentrar em formas de atingir, de modo sustentável, sua meta de inflação a 2%.

Já Klaas Knot, também dirigente, avaliou que a perspectiva inflacionária pode ter melhorado o suficiente para justificar uma redução imediata nas compras emergenciais de ativos pelo BCE.

O PIB da França subiu 1,1% no segundo trimestre deste ano ante o primeiro, mas segue 3,2% abaixo do patamar registrado antes da pandemia. Na Itália, o PIB avançou 2,7% neste trimestre em relação ao anterior. Em Paris, o CAC 40 fechou em queda de 0,11%, a 6.680,18, e em Milão, o FTSE MIB caiu 0,06%, a 2.6009,29.

A Comissão Europeia informou nesta terça que 70% dos adultos da União Europeia - mais de 256 milhões de pessoas - completaram a imunização contra a covid-19. A notícia positiva, porém, ficou na sombra das restrições de viagens entre o bloco europeu e os Estados Unidos, o que pesou sobre da International Airlines Group (LON:ICAG) (-2,54%), controladora da British Airways, e da Lufthansa (-1,87%).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Com a piora do petróleo no cenário internacional, os papéis da BP (LON:BP) (-1,83%) e Royal Dutch Shell (AS:RDSa) (-1,57%) também fecharam em negativo. O IBEX 35 caiu 0,24%, a 8.846,60pontos, em Madri, enquanto o PSI 20 subiu 1,44%, a 5.417,08, em Lisboa.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações