Bolsas da Europa fecham em queda, com cautela sobre covid-19 e impasse nos EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 24.09.2020 11:09

Atualizado 24.09.2020 14:40

Bolsas da Europa fecham em queda, com cautela sobre covid-19 e impasse nos EUA

As bolsas na Europa fecharam em queda nesta quinta-feira, 24, com investidores na defensiva com o avanço do novo coronavírus no continente e vendendo, principalmente, ações de empresas do setor de viagens. Além disso, há pouca expectativa de que o Congresso dos EUA aprove um novo pacote de estímulo fiscais. O índice pan-europeu Stoxx 600 Index fechou em baixa de 1,02%, aos 355,85 pontos.

Londres teve a maior queda entre as principais bolsas, com o índice FTSE 100 registrando queda de 1,30%, a 5.822,78 pontos. O Swissquote avaliou que o pessimismo no país está relacionado às novas medidas de restrições introduzidas pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e às perspectivas pós-Brexit, com o Reino Unido com "pouca probabilidade de chegar a um consenso sobre um acordo de comércio com a União Europeia". No setor aéreo, a Rolls Royce caiu 7,57% e a Airbus fechou em baixa de 3,46%.

Além do Reino Unido, um dos países mais afetados pela nova onda de coronavírus é a França. O índice CAC 40, em Paris, registrou baixa de 0,83%, fechando a 4,762,62 pontos. As ações da Aéroports de Paris caíram 3,21%, acompanhadas por queda de 5,33% da IAG, controladora da British Airways e Iberia.

O Goldman Sachs não acha provável uma nova rodada de auxílios pelo Legislativo dos EUA em um futuro próximo, sentimento compartilhado por outros analistas, o que também pesou no humor. "Achamos que agora está claro que o Congresso não anexará estímulos fiscais adicionais (...) e que qualquer apoio fiscal adicional provavelmente terá de esperar até 2021", traz um relatório da instituição.

Em Frankfurt, o DAX teve baixa de 0,29%, fechando em 12.606,57 pontos. Só a Lufthansa caiu 3,65%.

A Espanha também é um dos destaques pela nova onda de casos da doença, e o dia positivo para o bancos não impediu que Madrid tivesse o IBEX 35 registrando baixa de 0,16%, a 6.643,40 pontos. O Caixabank teve alta de 1,61%, e o BBVA (MC:BBVA) registrou aumento de 5,30% nas ações.

Em Lisboa, o PSI20 teve sua sexta queda seguida, de 0,93%, chegando aos 4.049,52 pontos. No FTSE MIB, em Milão, a baixa foi menor, em 0,12%, alcançando os 18.906,83.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações