Bolsas da Europa fecham em queda, com dados fracos na China e cautela

Estadão Conteúdo

Publicado 16.08.2021 10:52

Atualizado 16.08.2021 14:10

Bolsas da Europa fecham em queda, com dados fracos na China e cautela

Os principais índices acionários da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira, refletindo a cautela nos mercados que levou para o território negativo também as bolsas asiáticas e americanas. Dados macroeconômicos fracos na China, a preocupação com a disseminação da variante delta do coronavírus e a piora na dinâmica geopolítica com a crise no Afeganistão contribuem para a fuga de ativos de risco, após a temporada de balanços ter levado o mercado acionário no exterior a patamares recordes.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne 600 empresas listadas em bolsas de todo o continente, fechou em queda de 0,50%, a 473,45 pontos.

"Tendo visto os mercados europeus obterem ganhos incrementais em uma base quase diária desde o início do mês, não deveria ser uma grande surpresa observar um pequeno recuo em algum momento", diz o analista chefe da CMC Markets, Michael Hewson.

O FTSE 100, de Londres, caiu 0,90%, a 7.153,98 pontos, e o DAX, em Frankfurt, teve queda de 0,32%, a 15.925,73 pontos, após ter superado na última sexta-feira a marca de 16 mil pontos pela primeira vez.

O resultado do investimento em ativos fixos da China no primeiro semestre, assim como o das vendas de varejo e da produção industrial em julho, ficou abaixo da expectativa de analistas. "Tivemos uma indicação da desaceleração nos números comerciais da China na semana passada. No entanto, a extensão da desaceleração na produção industrial mais recente e nas vendas de varejo em julho gerou uma fragilidade significativa a empresas ligadas ao ciclo econômico asiático, em especial chinês, o que impactou o FTSE 100 de modo especialmente forte", diz Hewson.

Em Paris, o CAC 40 caiu 0,83%, a 6.838,77 pontos, enquanto em Milão, o FTSE MIB recuou 0,76%, a 26.448,76.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 caiu 0,02%, a 5.220,34 pontos, e o IBEX 35 teve queda de 0,81%, a 8.926,60.

Empresas de luxo, como a Burberry (LON:BRBY) (-3,38%), a Kering (PA:PRTP) (-4,68%) e a Louis Vuitton (PA:LVMH)(-2,10%) viram suas ações cair neste pregão. Mineradoras e petroleiras também sofreram recuo, com os papéis da Rio Tinto (LON:RIO) (-2,05%), Glencore (LON:GLEN) (-2,12%), (-2,21%) Royal Dutch Shell (SA:RDSA34) e BP (LON:BP) (-2,41%) fechando em queda.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na contramão, a francesa Faurecia (PA:EPED), fornecedora de peças para montadoras de automóveis, subiu 12,05%, após anunciar acordo para comprar a rival alemã Hella (DE:HLE).

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações