Bolsas da Europa fecham em queda, com expectativas sobre BCE e CPI recorde

Estadão Conteúdo

Publicado 31.08.2022 10:55

Atualizado 31.08.2022 14:10

Bolsas da Europa fecham em queda, com expectativas sobre BCE e CPI recorde

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira, 31. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) atingiu um novo recorde na zona do euro e fortaleceu as expectativas de um Banco Central Europeu (BCE) agressivo contra a inflação na decisão monetária da semana que vem. Em meio a falas de dirigentes da instituição, as projeções para aumento de 75 pontos-base (pb) nos juros básicos aumentam.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caía 1,04%, a 415,44 pontos, por volta das 12h50 (de Brasília). Em Londres, o FTSE fechou com baixa de 1,05%, a 7.284,15 pontos, e em Paris, o CAC 40 cedeu 1,37%, a 6.125,10 pontos.

O CPI na zona do euro teve salto anual de 9,1% em agosto, na leitura preliminar, tendo superado o recorde de 8,9% registrado no mês anterior. O resultado ficou acima da previsão de analistas, que esperavam alta no mesmo nível de julho.

Em relatório, a Oxford Economics nota que a inflação no setor de energia teve algum alívio, mas provavelmente ainda não marcou o pico do indicador, dados os aumentos recentes no preço de gás. A consultoria passou a prever um aumento de 75 pb em setembro pelo BCE, 50 pb em outubro e 25 pb em cada uma das decisões de dezembro e fevereiro do ano que vem.

O Goldman Sachs (NYSE:GS) (BVMF:GSGI34) também considera que uma elevação de 75 pb é mais provável que de 50 pb. O banco destaca os comentários mais hawkish por diferentes dirigentes do BCE, na esteira do discurso de Isabel Schnabel no Simpósio de Jackson Hole, no qual reforçou a necessidade de combater a inflação.

Nesta quarta, o presidente do Bundesbank, banco central da Alemanha, Joachim Nagel, voltou a defender alta "forte de juros" na próxima semana e o chefe do BC da Áustria, Robert Holzmann disse à Bloomberg que aumento de 50 pb é "o mínimo" e que 75 pb ainda precisam ser debatidos.

Em Frankfurt, o DAX caiu 0,97%, a 12.834,96 pontos, e em Milão, o FTSE MIB perdeu 1,22%, a 21.559,32 pontos.

Paralelamente, do outro lado do Atlântico, também têm sido monitoradas as sinalizações mais hawkish de autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) que reiteram o compromisso em conter a escalada de preços na maior economia do mundo.

Em relação à crise energética no Velho Continente, como previsto, a Gazprom interrompeu o fluxo de gás pelo Nord Stream, que conecta a Rússia à Alemanha. A justificativa para a pausa na entrega por três dias é manutenção de uma das peças do gasoduto. Na terça, porém, a estatal cortou também o fornecimento de gás à francesa Engie (BVMF:EGIE3), por conta de uma disputa contratual.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nas praças ibéricas, o PSI 20 cedeu 0,42%, a 5.995,24 pontos, e o IBEX 35 teve baixa de 1,10%, a 7.892,30pontos, na leitura preliminar.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações