Bolsas da Europa fecham em queda, com fraqueza de NY, guerra e ata do BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 07.04.2022 11:01

Atualizado 07.04.2022 14:10

Bolsas da Europa fecham em queda, com fraqueza de NY, guerra e ata do BCE

Os mercados acionários da Europa fecharam em baixa, nesta quinta-feira, 7. Os índices chegaram a exibir altas, mas pioraram após a abertura em Nova York. Além disso, houve foco nos sinais do Banco Central Europeu (BCE), em dia da publicação da ata da reunião mais recente de política monetária, e também na guerra russa na Ucrânia e seus desdobramentos.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,21%, em 455,02 pontos.

As praças do continente chegaram a exibir sinal positivo, em meio a sinais de que a União Europeia não pretende ser tão dura em novas sanções contra a Rússia. Na quarta, o premiê da Itália, Mario Draghi, disse que o bloco ainda não avalia vetar importações de gás russo. Nesta quinta, o G7 publicou comunicado no qual reitera o desejo de elevar a pressão sobre a Rússia, por causa da guerra.

Na agenda do dia, a ata mostrou que vários dirigentes do BCE consideram que a inflação alta deve ser respondida com medidas de normalização da política monetária. Com o fim do Programa de Compra de Ativos (APP, na sigla em inglês), pode ser aberto o caminho para uma alta de juros no terceiro trimestre deste ano. Para o ING, a ata confirmou o BCE "cada vez mais hawkish", diante do quadro inflacionário, enquanto o Nordea disse que aumentam as chances de altas de juros antecipadas.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,38%, em 7.551,81 pontos. Lloyds subiu 1,09%, mas Barclays (LON:BARC) caiu 1,93%. No setor de energia, BP recuou 0,91%.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,52%, a 14.078,15 pontos. Entre os papéis mais negociados, Deutsche Telekom caiu 0,26%, Deutsche Bank subiu 0,05% e E.ON teve queda de 1,07%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 caiu 0,57%, para 6.461,68 pontos. Crédit Agricole teve baixa de 1,78% e Engie (SA:EGIE3) caiu 1,79%, enquanto TotalEnergies também ficou em território negativo (-1,62%).

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou em queda de 0,59%, em 24.302,71 pontos. Intesa Sanpaolo (MI:ISP) caiu 1,54% e Enel (MI:ENEI) perdeu 0,64%, mas Telecom Itália subiu 2,16% e Telecom Italia, 3,35%.

Em Madri, o índice IBEX 35 caiu 0,17%, a 8.467,40 pontos. Entre os bancos espanhóis, Santander (SA:SANB11) subiu 0,05%, Banco de Sabadell avançou 2,21% e Bankinter, 2,42%.

Em Lisboa, o PSI 20 registrou baixa de 0,06%, a 6.063,18 pontos. Banco Comercial Português recuou 0,31%, mas Altri teve alta de 2,33%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações