Bolsas da Europa fecham em queda, com guerra e impactos na economia global

Estadão Conteúdo

Publicado 19.04.2022 10:42

Atualizado 19.04.2022 14:21

Bolsas da Europa fecham em queda, com guerra e impactos na economia global

Os mercados acionários da Europa registraram baixas nesta terça-feira, 19. Na volta de um dia de feriado com bolsas fechadas, houve maior foco na guerra entre Rússia e Ucrânia, em nova fase, enquanto algumas instituições, entre elas o Fundo Monetário Internacional (FMI), cortavam projeções para a economia global.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,77%, em 456,28 pontos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia lançou nesta semana uma ofensiva para assumir o controle do leste do país. As forças russas atacaram a cidade de Lviv e vários outros alvos, em uma aparente tentativa de degradar as forças de defesa locais. Em um dia sem indicadores relevantes na região, o conflito ganhou mais foco, com potenciais novas sanções podendo pesar também na economia dos países da zona do euro e no Reino Unido.

Além disso, o FMI cortou sua projeção de avanço do PIB mundial neste ano de 4,4% a 3,6% e, para 2023, de 3,8% a 3,6%. A guerra foi apontada como a principal causa, com o Fundo prevendo preços mais altos de commodities, impulsionando a persistente inflação elevada pelo mundo.

Para a zona do euro, o FMI prevê crescimento de 2,8% (de 3,9% na projeção anterior), com Alemanha e Itália como os países mais afetados. Para 2023, a expectativa de crescimento na zona do euro foi de 2,5% a 2,3%.

O FMI e outras entidades, como o Banco Mundial, ainda alertaram para impactos da guerra na Europa sobre os preços de alimentos e a inflação pelo mundo, o que exacerba a ameaça da segurança alimentar para milhões de pessoas.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,20%, em 7.601,28 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,07%, a 14.153,46 pontos. Deutsche Telekom teve baixa de 0,95% e Steinhoff caiu 2,37%, mas Deutsche Bank subiu 0,24% e Commerzbank teve alta de 0,84%.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 registrou queda de 0,83%, a 6.534,79 pontos.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, caiu 0,96%, a 24.624,41 pontos. Telecom Italia foi o papel mais negociado, em baixa de 0,91%.

Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 recuou 0,06%, a 8.694,00 pontos. Entre os bancos espanhóis, BBVA (BME:BBVA) subiu 0,95% e Santander (SA:SANB11), 0,30%, mas Nyesa Valores registrou baixa de 3,23%.

Em Lisboa, o índice PSI 20 caiu 0,44%, para 6.106,57 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações