Bolsas da Europa fecham em queda, com petróleo e dados fracos na Alemanha e EUA

Estadão Conteúdo

Publicado 06.07.2021 11:38

Atualizado 06.07.2021 15:10

Bolsas da Europa fecham em queda, com petróleo e dados fracos na Alemanha e EUA

Os mercados acionários da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, 6, em um dia marcado pela divulgação de dados fracos na Alemanha e Estados Unidos. Os investidores também seguem atentos à movimentação do petróleo, que teve baixa acentuada no dia seguinte ao cancelamento de uma reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).

O índice pan-europeu Stoxx 600 recuou 0,52%, aos 455,98 pontos.

Entre as bolsas com maior recuo no Velho Continente, está a de Frankfurt, cujo índice DAX teve queda de 0,96%, a 15.511,38 pontos. Mais cedo, foram divulgados dados fracos da Alemanha. As encomendas à indústria caíram 3,7% em maio ante abril, enquanto a previsão de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era alta de 1%. O índice de expectativas econômicas do país também teve queda maior do que o esperado.

Nos Estados Unidos, os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) medidos por dois institutos também tiveram resultados abaixo da expectativa. O movimento no mercado acionário europeu segue o das bolsas de Nova York, que também operam em queda neste pregão. "Dados econômicos mais fracos estão levando os mercados para baixo, com a queda dos rendimentos garantindo um desempenho superior para o Nasdaq", disse o analista do IG, Josh Mahony. "Enquanto isso, as negociações fracassadas da Opep+ geraram forte volatilidade nos preços de energia."

Os dados de vendas nos varejo na zona do euro tiveram avanço maior do que o previsto, mas não foram suficientes para assegurar o avanço das bolsas europeias.

Nesse ambiente, o índice CAC 40, de Paris, perdeu 0,91%, a 6.507,48 pontos. Em Milão, o FTSE MIB recuou 0,84%, a 25.227,92 pontos.

No Reino Unido, um grupo de 16 mil pessoas conseguiu o direito à compensação da companhia aérea britânica British Airways por um vazamento de dados de 2018, como mostrou o Broadcast. Como noticiado na reportagem, o impacto pode estar próximo de 800 milhões de libras para a empresa. A ação da International Airlines Group (LON:ICAG) (IAG), que controla a companhia aérea, fechou em queda de 1,30% na bolsa de Londres. O índice FTSE 100, do mercado londrino, teve recuo de 0,89%, a 7.100,88 pontos.

Ainda na capital britânica, o contrato futuro do petróleo Brent, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), caía mais de 3,5% no início desta tarde. Os investidores seguem atentos à disseminação da variante delta da covid-19 pelo mundo e ao impasse da Opep+ sobre o aumento da oferta da commodity pelos países-membros a partir de agosto.

Entre as praças ibéricas, o Ibex 35, de Madri, cedeu 0,96%, a 8.860,80 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,16%, a 5.154,86 pontos

*Com informações da Dow Jones Newswires

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações