Bolsas da Europa fecham em queda, com riscos na China e perspectiva de juros restritivos

Estadão Conteúdo

Publicado 25.09.2023 10:38

Atualizado 25.09.2023 14:10

Bolsas da Europa fecham em queda, com riscos na China e perspectiva de juros restritivos

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira, 25, após novos estresses no setor imobiliário da China injetarem cautela nos mercados globais, ampliada ainda pela escalada global de rendimentos de títulos soberanos e do dólar no exterior. Investidores europeus também acompanharam novo dado apontando enfraquecimento da economia da Alemanha e falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), incluindo a presidente Christine Lagarde, reforçando a necessidade de juros restritivos por mais tempo.

As preocupações sobre a fragilidade da economia da China e juros globais elevados por mais tempo ditaram o clima negativo nas bolsas da Europa desde a abertura.

Chefe de Dinheiro e Mercados da Hargreaves (LON:HRGV) Lansdown, Susannah Streeter avalia que este cenário pesou especialmente sobre empresas ligadas a commodities, firmando a Bolsa de Londres no vermelho. No fechamento, o FTSE 100 caía 0,78%, a 7.623,99 pontos, em Londres.

Os temores sobre a China ressurgiram neste final de semana, em face de novos problemas no setor imobiliário. No domingo, a Evergrande (OTC:EGRNY) comunicou que está impossibilitada de emitir novos títulos, devido a uma investigação da Comissão Reguladora de Valores Mobiliários chinesa sobre sua subsidiária Hengda Real Estate. Ainda, a China Oceanwide Holdings, outra incorporadora tida como sistemicamente importante, anunciou suspensão das suas negociações na Bolsa de Hong Kong, após tribunal judicial das Bahamas determinar a liquidação das suas operações.

Já a alta nos rendimentos dos títulos públicos teve como base a expectativa de juros restritivos em algumas das principais economias do globo. Em especial, o rendimento do Bund alemão de 10 anos alcançou nível mais alto desde julho de 2011, na máxima intraday a 2,783%, segundo a CNBC, apoiado também pela fraqueza no índice de sentimento das empresas da Alemanha, medido pelo instituto Ifo, que caiu a 85,7 em setembro.

Além disso, dirigentes do BCE reforçaram nesta segunda-feira que os próprios juros da zona do euro devem permanecer restritivos por tempo prolongado. Em testemunho ao Parlamento Europeu, Lagarde afirmou que os dirigentes nunca discutiram redução dos juros e que estes devem seguir elevados pelo tempo necessário até a inflação atingir a meta. Neste sentido, o dirigente Pablo Hernández de Cos defendeu que manter os juros em nível restritivo é essencial para evitar um aperto excessivo ou insuficiente da política monetária, ambos com possíveis reações negativas para a economia europeia.

Ainda nos destaques desta sessão, a ação da Air France-KLM caía 3,65% em Paris, em meio a notícias de que a empresa pediu cerca de 50 aviões do modelo A350s, produzido pela Airbus (EPA:AIR) (-0,74%), segundo reportagem do La Tribune. No fechamento, o CAC40 recuava 0,85%, a 7.123,88 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entre outros índices, o DAX fechou em queda de 0,98%, a 15.405,49 pontos, em Frankfurt; o FTSE MIB caía 0,68%, a 28.382,19 pontos, em Milão; o IBEX 35 baixava 1,22%, a 9.386,00 pontos, em Madri; e o PSI 20 recuava 0,79%, a 6.119,62 pontos, em Lisboa.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações