Bolsas da Europa fecham em queda, diante de sinalizações de juros restritivos por mais tempo

Estadão Conteúdo

Publicado 10.11.2023 11:16

Atualizado 10.11.2023 14:40

Bolsas da Europa fecham em queda, diante de sinalizações de juros restritivos por mais tempo

As bolsas da Europa fecharam nesta sexta-feira, 10, em baixa, com o FTSE100 recuando mais de 1%, na esteira de preocupações com taxas de juros altas por mais tempo, após os presidentes de Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, terem sinalizado que os juros básicos podem não ter chegado ao pico.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 1,28%, aos 7.360,55 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,77%, aos 15.234,39 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,96%, aos 7.045,04 pontos. Em Madri, o Ibex 35 teve perdas de 0,34%, aos 9.372,80 pontos. Em Milão, o FTSE MIB perdeu 0,49% hoje, aos 28.504,43 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 teve queda de 0,27%, aos 6.251,00 pontos hoje. Na semana, apenas o DAX acumulou ganhos, os demais índices caíram. As cotações são preliminares.

Hoje pela manhã, Lagarde afirmou que ainda existem riscos importantes para as perspectivas econômicas do bloco, e reforçou que os juros devem ficar em território restritivo por bastante tempo até a inflação retornar à meta de 2% ao ano de forma sustentada. A mensagem amplificou o efeito nos mercados de declarações de Powell, que ontem reforçou que a resiliência econômica dos EUA pode forçar a autoridade monetária a subir juros outra vez.

Neste cenário, os rendimentos dos bônus europeus tiveram alta e pressionaram os índices acionários, que se descolaram dos ganhos observados em Nova York.

Entre as principais perdas em Londres, as ações da Diageo (LON:DGE) despencaram 13,75%, após gigante de bebidas britânica projetar menor lucro à frente. "É uma raridade ver a Diageo dar más notícias, mas nenhuma empresa está imune a contratempos e a gigante das bebidas confirmou que a vida não está indo muito bem", escreveu Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

Na esteira, outras empresas de bebidas europeias também recuaram, entre elas a Pernod Ricard (EPA:PERP) (-5,36%), que produz bebidas como Absolut, Chivas Regal e Ballantines. A também francesa Remy Cointreau caiu 3,88%.

Com o mau humor alimentado pela política monetária, dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido melhores do que o esperado ficaram em segundo plano, visto que ainda indicam uma estagnação econômica no país. A alta do petróleo hoje também não foi suficiente para reverter o ímpeto negativo das bolsas, apesar de grandes petroleiras terem subido.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações