Bolsas da Europa fecham em queda, em meio à cautela generalizada

Estadão Conteúdo

Publicado 19.08.2021 10:56

Atualizado 19.08.2021 14:10

Bolsas da Europa fecham em queda, em meio à cautela generalizada

As principais bolsas europeias fecharam em queda nesta quinta-feira, 19, na esteira da busca por segurança que marca os mercados internacionais. Os investidores absorvem ainda a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), divulgada após o fechamento dos mercados europeus na quarta-feira, que registrou o debate sobre o tapering e a preocupação com a cepa Delta do coronavírus . Balanços na região e baixa das bolsas asiáticas também influenciaram o pregão.

O índice pan-europeu Stoxx600 caiu 1,51%, a 467,24 pontos, acompanhado pelo londrino FTSE 100, que teve queda de 1,54%, a 7.058,86 pontos.

A cautela nos mercados se dá após a confirmação de que o Fed cogita iniciar o tapering neste ano, ainda que haja divergências de opiniões entre os dirigentes. Analistas preveem que o anúncio do processo ocorra, de fato, em 2021, mas a forma ainda é incerta. Através da ata, o Fed reforçou que isso não implica em elevar as taxas de juros simultaneamente.

Em relação à cepa Delta, os membros do banco central da maior economia do mundo reforçaram que as variantes geram incertezas sobre o cenário econômico global. Na última quarta-feira, o Reino Unido informou o maior número diário de mortes por covid-19 desde março.

Entre as principais quedas do dia na Bolsa de Londres, está a ação da mineradora chilena Antofagasta (LON:ANTO), com recuo de 4,45%, após registrar Ebitda abaixo da expectativa de analistas, a US$ 2,357 bilhões. No mesmo ramo, a Anglo American (LON:AAL) (-8,35%) despencou, acompanhada pela Rio Tinto (LON:RIO) (-2,73%).

"Os cortes da China na produção de aço, anunciados no início deste mês, atingiram a demanda, bem como o consumo de minério de ferro", diz o analista da CMC Markets, Michael Hewson.

Com a piora do mercado de petróleo, as ações da Royal Dutch Shell (AS:RDSa) (SA:RDSA34) (-3,82%) e da BP (DE:BP) (NYSE:BP)(-4,92%) também fecharam em negativo.

O índice CAC 40, de Paris, caiu 2,43%, a 6.605,89, enquanto o DAX recuou 1,25%, a 15.765,81, em Frankfurt. Em Milão, o FTSE MIB caiu 1,63%, a 25.928,78. Nas praças ibéricas, o IBEX 35 recuou 0,76%, a 8.902,20, e o PSI 20 teve queda de 0,13%, a 5.303,62.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As empresas de luxo também sofreram forte queda, com Kering (PA:PRTP), Louis Vuitton (PA:LVMH) e Burberry (LON:BRBY) com recuo de 9,47%, 6,38% e 6,62%, respectivamente.

As companhias têm grande exposição ao mercado chinês, que planeja mirar em grandes corporações e combater desigualdades socioeconômicas.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações