Bolsas da Europa fecham em queda, em pregão reduzido antes do Natal

Estadão Conteúdo

Publicado 24.12.2021 07:52

Atualizado 24.12.2021 11:10

Bolsas da Europa fecham em queda, em pregão reduzido antes do Natal

As bolsas europeias encerraram em queda o último pregão antes do Natal. A sessão desta sexta-feira, 24, registrou baixa liquidez e contou com apenas alguns dos mercados do continente, que fecharam mais cedo, enquanto as bolsas de Frankfurt, Milão e Madri não operaram por conta da véspera de Natal.

Por volta das 10h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava baixa de 0,10%, aos 482,51 pontos.

Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,02%, aos 7.372,10 pontos. Ações de companhias mineradoras estiveram entre as maiores quedas do dia no mercado acionário britânico, com destaque para Antofagasta (LON:ANTO) (-1,57%), que liderou as perdas, BHP (-1,25%) e Glencore (LON:GLEN) (-0,80%).

No Reino Unido, o foco segue na situação da pandemia de covid-19 e na disseminação local da variante Ômicron do coronavírus. Recentemente, o país bateu a marca de 100 mil infecções registradas em 24 horas. Em seu pronunciamento de Natal, o primeiro-ministro, Boris Johnson, fez novo apelo para que a população a tomarem as doses de reforço das vacinas.

Entre outros mercados da Europa que abriram nesta sexta-feira, o índice CAC 40 da bolsa de Paris fechou em baixa de 0,28%, aos 7.086,58 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, recuou 0,04%, aos 5.511,00 pontos.

O movimento das bolsas europeias nesta sexta-feira contrariou o sentimento por risco em Nova York no pregão da quinta-feira. Nesta sexta, Wall Street mantém suas bolsas fechadas.

O analista Edward Moya, da Oanda, comenta que a noção de que a variante Ômicron tem provocado quadros menos graves de covid-19 sustentou o bom humor dos investidores.

Também esteve no radar de investidores as discussões acerca de uma reforma fiscal na União Europeia (UE). Na quinta, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, se reuniram em pedido para alterar as regras orçamentárias do bloco, com o objetivo de permitir maiores investimentos, reconhecendo, no entanto, que também será necessário reduzir a dívida, segundo relatos da mídia internacional.

Para os primeiros dias de 2022, o mercado deve ficar atento a novas negociações quanto ao acordo entre UE e Reino Unido sobre o Brexit, segundo diz em relatório o Brown Brothers Harriman, destacando falas de uma autoridade francesa que prometeu reuniões com comissários da UE entre 4 e 6 de janeiro para discutir os impasses na indústria de pesca da França e do Reino Unido.

"Embora a questão pareça ter sido resolvida de alguma forma com a emissão de licenças de pesca adicionais para a UE, relatórios sugerem que os pescadores franceses ainda estão esperando que 73 delas sejam entregues pelos britânicos", diz o BBH.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

*Com informações de Associated Press

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações