Bolsas da Europa fecham em queda, seguindo NY e sob temores pela Ômicron

Estadão Conteúdo

Publicado 13.12.2021 11:35

Atualizado 13.12.2021 14:40

Bolsas da Europa fecham em queda, seguindo NY e sob temores pela Ômicron

A bolsas da Europa fecharam em queda nesta segunda-feira, 13, seguindo o movimento negativo das bolsas de Nova York. O mercado renovou os temores com relação ao avanço da variante Ômicron do coronavírus no continente, enquanto aguarda as decisões monetárias do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), na quarta-feira, e do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira.

Para Michael Hewson, analista da CMC Markets, embora as preocupações do mercado com a Ômicron pareçam estar diminuindo, as dos governos parecem estar indo em direção contrária. Para ele, o mercado está preocupado que os políticos estão reagindo de forma exagerada.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, confirmou a primeira morte em decorrência da cepa no país. No domingo, ele também alertou para o risco de um "maremoto" de casos de covid-19 em meio à disseminação da nova cepa.

Neste contexto, o índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,43%, aos 473,53 pontos, enquanto o londrino FTSE 100 recuou 0,83%, aos 7.231,44 pontos.

Hewson destaca que o FTSE 100 foi puxado para baixo predominantemente com a fraqueza nos setores de viagens e lazer e de energia, com os investidores reduzindo as posições antes de uma grande semana para reuniões de bancos centrais. Ações da IAG (-5,15%), Rolls Royce (-4,77%) e Just Eat Takeaway (-3,40%) foram destaques negativos.

Em Frankfurt, a queda do DAX foi apenas marginal, de 0,01%, aos 15.621,72 pontos. A alta de 10,70% da Daimler (DE:DAIGn) Truck Holdings, após IPO que seguiu sua separação da Mercedes, deu algum suporte ao índice.

De acordo com o analista Craig Erlam, da Oanda, no Reino Unido, já é possível ver longas filas fora dos centros de vacinação.

"Com o primeiro-ministro se recusando a descartar novas restrições antes do Natal e sua credibilidade em baixa, quem sabe o que as próximas semanas nos trarão. A esperança é que a corrida tardia para o reforço seja suficiente para salvar o Natal deste ano", avalia Erlam.

Investidores também estão na expectativa das decisões de política monetária do Fed, BCE e BOE. Para o ING, é improvável que o Banco da Inglaterra puxe o gatilho para um aumento das taxas nesta semana, dada a incerteza substancial em torno da Ômicron.

Já quanto ao BCE, analistas esperam que ele deve sinalizar o término do seu principal programa de compra de ativos - conhecido como PEPP - em março, conforme previsto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Para a Oxford Economics, parece ser uma conclusão precipitada que o conselho do BCE concordará em encerrar o PEPP em sua próxima reunião. "As previsões de inflação de curto prazo verão outra grande revisão em alta e com vários membros do conselho preocupados com os riscos de alta para as perspectivas, a retirada de parte do suporte de política relacionada à pandemia parece justificada", diz a consultoria.

Nas praças ibéricas, o PSI 20 fechou em queda de 0,06% em Lisboa, aos 5.488,31 pontos, o madrilenho Ibex 35 baixou 0,45%, aos 8.322,70 pontos.

Em Paris, o índice CAC 40 cedeu 0,70%, aos 6.942,91 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações