Bolsas da Europa fecham forte em alta, impulsionadas por dados e balanços

Estadão Conteúdo

Publicado 29.07.2022 10:18

Atualizado 29.07.2022 13:40

Bolsas da Europa fecham forte em alta, impulsionadas por dados e balanços

As bolsas da Europa fecharam na grande maioria em alta nesta sexta-feira, robusta em alguns casos, com os investidores animados com dados positivos sobre a economia da zona do euro e dos Estados Unidos, além dos resultados trimestrais de grandes empresas da região.

O PIB do segundo trimestre da zona do euro cresceu 0,7% ante o trimestre anterior, mais que o esperado, o que sugere, segundo a Oxford Economics, atividade de serviços mais forte. "Por outro lado, provavelmente veremos uma desaceleração mais cedo, começando no terceiro trimestre e aumentando ao longo do ano. Enquanto isso, as perspectivas europeias continuam a ser dominadas pelos acontecimentos nos mercados de energia", diz a consultoria inglesa, que lembra o resultado adverso do índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro, com novo recorde de 8,9% em julho, superando as expectativas dos analistas.

Animaram ainda os investidores europeus as notícias do bom desempenho da economia americana, depois que a Universidade de Michigan informou avanço no índice de sentimento ao consumidor e queda nas expectativas de inflação dos Estados Unidos em julho.

Em Londres, o índice FTSE 100 das principais ações negociadas terminou com alta 1,06% aos 7.423,43 pontos. Destaque para as ações da Astrazeneca, que divulgou um prejuízo de US$ 372 milhões no segundo trimestre, o que levou a uma queda de 0,24% de suas ações.

Na França, o PIB teve uma alta de 0,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período anterior superando as expectativas (+0,2%). O índice CAC 40, de Paris, subiu 1,72% aos 6.448,50 pontos. Destaques para os balanços da Air France-KLM, cujos lucros e receitas superaram as expectativas no segundo trimestre elevando o preço da ação em 4,39%. No mesmo caminho com resultados positivos de lucro e receita, as ações do BNP Paribas (EPA:BNPP) subiram 2,91%. Já a montadora Renault (EPA:RENA), que registrou prejuízo e queda na receita no trimestre, mas com projeções melhores, teve as ações com alta de 5,10%. As ações da Vivendi (EPA:VIV), em Paris, caíram, 7,22% após a empresa indicar possível venda da editora.

Na Alemanha, a primeira estimativa do PIB trimestral ficou estável (previsão de alta de 0,1%). Em Frankfurt, o índice DAX fechou em alta de 1,52% aos 13.484,05 pontos.

Já na Itália, a primeira leitura do PIB no segundo trimestre mostrou uma alta de 1%, bem superior à previsão de +0,1%. Na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB subiu 2,16% para 22.405,48 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice Ibex 35, da Bolsa de Madri subiu 0,88% aos 8.156,20 pontos. Em Portugal o PSI 20, na contramão, cedeu 0,61% para 6.123,23 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações