Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta, com planos para vacina no radar

Estadão Conteúdo

Publicado 02.12.2020 12:06

Atualizado 02.12.2020 15:40

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta, com planos para vacina no radar

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, 2, em meio ao avanço dos planos de vacinação contra a covid-19 no continente. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em ligeira queda de 0,05%, aos 391,69 pontos.

O FTSE 100, da bolsa de Londres, foi o que mais subiu nesta quarta entre os principais mercados, ao avançar 1,17%, aos 6.463,39 pontos. O otimismo de investidores se justifica em especial pelo anúncio de que o Reino Unido autorizou o uso emergencial da vacina contra a covid-19 da Pfizer (NYSE:PFE); (SA:PFIZ34) e BioNTech (F:22UAy), e deve começar a vacinar a população já na semana que vem. Um plano similar projetado pela Rússia reforçou a expectativa de recuperação econômica em 2021 em todo o mundo.

Diante deste cenário, investidores apenas monitoraram a fala do negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, que afirmou que o acordo comercial com o Reino Unido pode não sair.

Na Alemanha, pesou sobre as ações a informação de que líderes estaduais e federais estudam expandir as medidas restritivas para frear o aumento de infecções pelo novo coronavírus. O DAX, da bolsa de Frankfurt, fechou em queda de 0,52%, aos 13.313,24, acima apenas do FTSE MIB da bolsa de Milão, que recuou 0,56%, aos 21.972,20. O setor financeiro esteve entre os destaques negativos desta quarta-feira na Itália, com os bancos Generali (MI:GASI) (-3,21%) e Mediolanum (MI:BMED) (-2,66%) e a holding de serviços financeiros Unipol (MI:US) (-3,08%) entre as maiores quedas do dia.

Também pesou sobre os mercados da zona do euro a sinalização de diplomatas da União Europeia de que os impasses com Hungria e Polônia acerca do fundo de recuperação da pandemia se intensificaram. O CAC 40 de Paris subiu 0,02%, a 5.583,01 pontos.

Na Espanha, o IBEX 35 de Madri avançou 0,90%, aos 8.220,80 pontos, com alta sustentada principalmente por ativos de bancos, como o Sabadell (MC:SABE) (+5,08%), Santander (MC:SAN) (+4,75%) e Caixabank (MC:CABK) (+3,32%). Já em Portugal, a notícia de que a EDP (SA:ENBR3) Portugal (LS:EDP) concluiu a venda do seu portfólio de ativos térmicos e clientes à francesa Total (PA:TOTF) movimentou o PSI 20, de Lisboa, que hoje fechou em alta de 0,81%, aos 4.624,57 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações