Bolsas da Europa fecham mistas, à espera de atas de Fed e BCE, além de orçamento britânico

Estadão Conteúdo

Publicado 20.11.2023 10:48

Atualizado 20.11.2023 14:10

Bolsas da Europa fecham mistas, à espera de atas de Fed e BCE, além de orçamento britânico

As bolsas da Europa fecharam mistas nesta segunda-feira, 20, no primeiro pregão de uma semana que será marcada pela divulgação das atas de Federal Reserve (Fed) e Banco Central Europeu (BCE), além do orçamento do Reino Unido.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,11%, aos 7.496,36 pontos; enquanto isso, em Frankfurt, o DAX recuou 0,11%, aos 15.902,18 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 0,18%, aos 7.246,93 pontos; em Milão o FTSE MIB teve alta de 0,15%, aos 29.541,90 pontos; em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,62%, aos 6.339,99 pontos. Em Madri, o IBEX subiu 0,95%, aos 9.854,10 pontos. As cotações são preliminares.

BLACK FRIDAY Antecipada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Nesta segunda, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha caiu 11,0% na comparação anual de outubro e caiu 0,10% na comparação com setembro. De acordo com o City Index, o dado aumenta as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) não vai mais aumentar as taxas de juros". Segundo a casa de investimentos, a expectativa é que o BCE comece a cortar juros já no segundo trimestre de 2024.

Enquanto isso, investidores também monitoraram as falas dos integrantes do BCE Pierre Wunsch e Pablo Hernández de Cos, que foram categóricos ao destacar que as taxas de juros não devem ser cortadas tão cedo. Também nesta segunda, o BCE afirmou em artigo que os lucros dos bancos europeus subiram neste ano, mas as baixas avaliações das ações dos bancos devem pesar sobre o crescimento do crédito na zona do euro.

No Reino Unido, as ações do Ashtead Group (LON:AHT) despencaram 10,30% depois da empresa revisar para baixo sua expectativa de lucro para 2023, e contribuíram para o FTSE 100 fechar no vermelho. Enquanto isso, os investidores aguardam, na quarta-feira, 22, as novas expectativas do governo para as metas fiscais.

Também nesta segunda-feira, os papéis da Bayer (ETR:BAYGN) pesaram sobre o DAX e caíram 17,86%, na esteira das atualizações do noticiário corporativo de que a empresa interrompeu um estudo em fase final de um medicamento cardiovascular, devido à falta de eficácia. A Bayer também foi condenada a pagar US$ 1,6 bilhão numa ação judicial por conta de um herbicida da companhia.

*Com informações da Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações