Bolsas da Europa fecham mistas, após balanços e à espera de decisões do Fed e BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 26.07.2023 10:16

Atualizado 26.07.2023 13:40

Bolsas da Europa fecham mistas, após balanços e à espera de decisões do Fed e BCE

Os mercados acionários europeus fecharam majoritariamente em queda nesta quarta-feira, 26, cautelosos antes da decisões de Federal Reserve (Fed), que será divulgada nesta tarde, e do Banco Central Europeu (BCE), agendada para quinta-feira, 27. Investidores monitoraram também vários balanços corporativos do segundo trimestre.

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,19% a 7.676,89 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em queda de 0,54%, a 16.131,46 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 1,39%, a 7315,07 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou próximo da estabilidade, em alta de 0,02%, a 28.980,45 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,84%, a 9.597,70 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 1,16%, a 6.273,94 pontos. As cotações são preliminares.

Em destaque, o setor bancário europeu acumulava leve alta no subíndice de bancos no pan-europeu Stoxx 600, que subia 0,64%. Em destaque, as ações do espanhol Santander (BVMF:SANB11) subiram 3,19% na bolsa de Madri após o balanço divulgado hoje cedo apresentar lucro e receita acima do esperado. As ações do UniCredit (BIT:CRDI) tinham alta de 0,13%, também em reação a resultados. Na Alemanha, o gigante Deutsche Bank também divulgou balanço no início da manhã e somava ganhos de 0,65%.

No lado das perdas, o gigante inglês Lloyds teve perdas de 1,66% na bolsa de Londres depois de frustrar investidores com lucro antes de impostos bem menor que o esperado. Também em Londres, o banco NatWest recuava 3,74% depois de anunciar a renúncia de sua CEO, Alison Rose, depois dela ter assumido publicamente que errou ao fechar conta bancária de uma importante figura pública do Reino Unido.

Na atenção dos investidores, os papéis da empresa de energia Iberdrola (BME:IBE) acumularam leve ganho de 0,35% na bolsa de Madri, depois de anunciar acordo para vender parte de um campo eólico na Alemanha. Acentuando perdas no FTSE 100, as ações da mineradora Rio Tinto (LON:RIO) caíam 3,02% depois de divulgar balanço, e influenciadas pelo maior ceticismo dos investidores por medidas de incentivo chinesas. "Esse otimismo com os incentivos chineses pode ser predominantemente uma narrativa ocidental", afirma o TD Securities em relatório.

Além disso, nesta quarta também foi divulgado um anúncio público de que grandes montadoras, incluindo as europeias Mercedes-Benz, BMW e Stellantis (NYSE:STLA), vão investir ao menos US$ 1 bilhão para instalação de carregadores de veículos elétricos nos EUA. As ações da BMW caíram 1,07% na bolsa de Frankfurt, as da Mercedes-Benz recuavam 2,06% e os papéis do Stellantis subiam 3,06%. Hoje mais cedo a Stellantis publicou resultados trimestrais acima do esperado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações