Bolsas da Europa fecham mistas, com indicadores, títulos soberanos e petróleo

Estadão Conteúdo

Publicado 04.03.2021 11:15

Atualizado 04.03.2021 14:40

Bolsas da Europa fecham mistas, com indicadores, títulos soberanos e petróleo

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta quinta-feira, após a divulgação de indicadores que mostraram o forte impacto da segunda onda de casos de coronavírus na economia da região. O setor de energia apareceu como destaque, com manutenção de cortes na produção de petróleo por países exportadores. Investidores seguem monitorando também a recente alta nos juros de títulos públicos .

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais ações do continente, encerrou o pregão com perda de 0,37%, a 411,91 pontos.

A Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, informou nesta quinta que as vendas no varejo da zona do euro recuaram 5,9% na comparação de janeiro com dezembro. O tombo foi bem maior que o previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 1,7%. A taxa de desemprego, por sua vez, ficou estagnada em 8,1% no mesmo mês.

Em relatório, o ING avalia que o mercado de trabalho europeu ainda deve piorar mais, à medida que programas de apoio ao emprego expirem. "Achamos que o desemprego tem potencial para crescer mais ao longo de 2021, apesar da vindoura recuperação econômica", ressalta.

Nesse quadro, o índice DAX, de Frankfurt, recuou 0,17%, a 14.056,34 pontos, enquanto o FTSE 100, de Londres, perdeu 0,37%, a 6.650,88 pontos.

No mercado britânico, papéis de petroleiras contrariam o movimento e se valorizavam, na esteira do salto nas cotações da commodity energética, depois que os integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidiram pela manutenção dos cortes na produção, durante cúpula virtual. A ação da BP (LON:BP) (SA:B1PP34) ganhou 2,39% e a da Royal Dutch (LON:RDSa) (SA:RDSA34) se elevou 1,95%.

Em Paris, a Total (PA:TOTF) foi um dos destaques do dia , em alta de 3,18%, e ajudou o índice CAC 40 a fechar com variação marginal positiva de 0,01%, a 5.830,65 pontos.

Também no radar das mesas de operações, a alta dos juros dos Treasuries teve pausa nesta quinta, embora o rendimento ainda estejam nos maiores níveis no ano. Comentários do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, nesta tarde serão monitorados com lupa por investidores em busca de um posicionamento mais claro da autoridade monetária sobre o tema.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,20%, a 23.093,10. No noticiário local, o governo da Itália coordenou com a UE o bloqueio de exportações de vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca (LON:AZN) (SA:A1ZN34) para a Austrália.

Entre praças ibéricas, o IBEX 35, de Madri, subiu 0,30%, a 8.354,00 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, cedeu 0,54%, a 4.648,64 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações