Bolsas da Europa fecham mistas com quadro energético na véspera do BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 07.09.2022 11:25

Atualizado 07.09.2022 14:40

Bolsas da Europa fecham mistas com quadro energético na véspera do BCE

As bolsas da Europa fecharam mistas nesta quarta-feira, à medida que o agravamento da crise energética na região amplia a pressão por uma resposta do Banco Central Europeu (BCE) aos efeitos inflacionários na decisão monetária de quinta-feira. Dados mais fracos que o esperado da balança comercial chinesa também impuseram cautela, mas o tom positivo em Wall Street ajudou a atenuar perdas.

Por volta das 12h50 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,57%, a 412,01 pontos.

Desde o início da semana, um clima de aversão ao risco penaliza os mercados europeus, depois que a estatal russa Gazprom interrompeu o fornecimento de gás natural pelo gasoduto Nord Stream 1. Em resposta, a União Europeia anunciou uma série de medidas para evitar um racionamento severo de energia, entre elas metas para redução do consumo de eletricidade.

Para a Oxford Economics, o cenário provocará uma recessão na zona do euro no final deste ano e início do próximo. A instituição também passou a prevê um quadro mais duradouro de espiral inflacionária, o que forçará o Banco Central Europeu (BCE) a aumentar juros em 150 pontos-base até o fim de 2023, de acordo com a análise. "Embora as taxas de juros ainda sejam relativamente baixas pelos padrões históricos, nunca vimos o BCE apertar política monetária tão rapidamente", destaca.

Para a decisão de quinta-feira, a expectativa majoritária no mercado é por uma elevação de 75 pontos-base, mas analistas não descartam a possibilidade de um aperto mais brando. "Entre a queda do crescimento e as preocupações de que o aumento da inflação possa começar a desancorar as expectativas, o BCE se encontra em uma situação incrivelmente difícil e está cada vez mais sob pressão para tomar medidas mais agressivas", resume o Morgan Stanley (NYSE:MS).

Diante das incertezas, investidores evitaram movimentações bruscas e as praças europeias não exibiram sinal único. Em Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,86%, a 7.237,83 pontos. Um dia após assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss indicou nesta quarta que não entrará em confronto com a União Europeia (UE) nas negociações sobre o Protocolo da Irlanda do Norte no acordo do Brexit, a saída do país do bloco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Indicadores econômicos também ajudaram a desestimular a busca por ações. Na China, as exportações do país cresceram 7,1% na comparação anual de agosto, bem menos que a alta de 18% em julho, segundo informaram autoridades locais nesta quarta. Já a produção industrial alemã recuou 0,3% em julho ante junho.

Apesar da prudência , a abertura positiva das bolsas de Nova York melhorou o ambiente de negócios do outro lado do Atlântico.

Em Paris, o CAC 40 avançou 0,02%, a 6.105,92 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, ganhou 0,35%, a 12.915,97 pontos. Na Bolsa de Milão, o FTSE MIB aumentou 0,04%, a 21.489,36 pontos.

Nas praças ibéricas, o Ibex 35, de Madri, subiu 0,35%, a 7.869,80 pontos, conforme dados preliminares, e o PSI 20, de Lisboa, cedeu 0,48%, a 5.937,89 pontos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações