Bolsas da Europa fecham mistas, na véspera de Jackson Hole e ata do BCE

Estadão Conteúdo

Publicado 24.08.2022 10:15

Atualizado 24.08.2022 13:40

Bolsas da Europa fecham mistas, na véspera de Jackson Hole e ata do BCE

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta quarta-feira, 24, na véspera da divulgação de ata da reunião monetária de julho do Banco Central Europeu (BCE) e do início do Simpósio de Jackson Hole, que reunirá dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e contará com discurso do presidente Jerome Powell, na sexta-feira, 26. Preocupações quanto à disparada dos preços do gás natural europeu também ficaram no radar.

Ações europeias refletiram um mercado mais cauteloso antes de sinalizações sobre as políticas monetárias de EUA e zona do euro.

Em relação ao Fed, a maior parte do mercado projeta uma postura agressiva dos dirigentes, mas o Goldman Sachs (NYSE:GS) avalia que Powell deve entregar um discurso moderado, reiterando não só o foco no combate à inflação, como também as sinalizações de que o aumento dos juros nos EUA deve vir em ritmo menor nas próximas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).

O CME Group calcula chance de cerca de 40% para alta de meio ponto porcentual e probabilidade ao redor de 60% para outro aumento de 75 pontos-base pelo Fed em setembro, mês da próxima reunião.

A ata do BCE, que sairá na quinta, vai detalhar as discussões dos dirigentes do BC comum na reunião que ocorreu no dia 21 de julho, e que culminou no primeiro aumento de juros desde 2011, de 50 pontos-base.

Para o Commerzbank, o BCE está hesitante em subir os juros atualmente por entender que a chamada taxa neutra na zona do euro - aquela que não comprime nem apoia a atividade - está "muito baixa". O BC comum se vê obrigado a controlar a inflação em um momento em que os altos preços de energia impactam também a perspectiva de crescimento no bloco.

Uma semana antes do corte planejado no fluxo do gasoduto Nord Stream - que liga Rússia à Alemanha - os preços do gás natural na Europa escalaram mais uma vez, em alta de quase 10% em dado momento do dia.

Segundo a Rystad Energy, agosto deve encerrar como o primeiro mês da história em que o gás europeu foi negociado, em média, acima de 500 euros. Autoridades alemãs e italianas alegam que seus estoques estão quase cheios e devem superar a alta demanda no inverno local.

Entre os índices acionários, na Bolsa de Londres, o FTSE 100 fechou em baixa de 0,22%, em 7.471,51 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 0,20%, a 13.220,06 pontos.

O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, registrou alta de 0,39%, a 6.386,76 pontos.

Em Madri, o índice Ibex 35 perdeu 0,33%, a 8.199,40 pontos.

Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 recuou 0,25%, a 6.251,18 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,23%, a 22.431,47 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações