Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, observando stress bancário, BoE e balanços

Estadão Conteúdo

Publicado 11.05.2023 10:57

Atualizado 11.05.2023 14:10

Bolsas da Europa fecham na maioria em baixa, observando stress bancário, BoE e balanços

As bolsas da Europa fecharam na maioria em baixa nesta quinta-feira, 11, em uma sessão novamente atenta aos riscos do estresse bancários anos Estados Unidos. Além disso, o dia contou com alta de juros por parte do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), com analistas avaliando uma potencial pausa no ciclo de altas, e também com a publicação de uma série de balanços de empresas relevantes.

Neste cenário, o índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,06%, a 463,34 pontos.

A questão bancária chamou a atenção em Nova York, e pressionou papéis do setor, após a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) anunciar proposta de taxa nova sobre depósitos não segurados.

O objetivo seria ajudar a agência a cobrir os custos associados a intervenções recentes. Na avaliação de Edward Moya, analista da Oanda, o estresse bancário não vai desaparecer tão cedo, enquanto esperamos para ver quais bancos colocam muito em títulos do Tesouro de longo prazo.

Já o Commerzbank não espera que o BoE volte a elevar juros depois do aumento de 25 pontos-base anunciado nesta manhã. O banco alemão prevê, no entanto, que isso dependerá da persistência da inflação no Reino Unido.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,14%, a 7.730,58 pontos. Um destaque foram a queda de 3,99% da Antofagasta (LON:ANTO), que caiu pressionada por um forte recuo em vários metais. A sessão foi negativa também para petroleiras, que acompanharam queda na cotação do barril, como a Eni, que caiu 1,77% em Milão, onde o FTSE MIB recuou 0,61%, aos 27.098,89 pontos. Em Lisboa, a Galp caiu 1,23%, e o PSI 20 teve baixa de 0,74%, aos 6.071,22 pontos.

Telefónica e ING divulgaram balanços trimestrais. Em Madri, a ação da Telefónica recuou x,xx%, após forte queda no lucro da companhia de telecomunicações espanhola, ainda que o resultado tenha ficado acima do esperado. Na mesma cidade, o IBEX 35 subiu 0,19%, a 9.184,70 pontos. Outra alta entre as principais bolsas foi do CAC 40, que avançou 0,28%, aos 7.381,78 pontos, em Paris.

Já em Amsterdã, o papel do ING saltava mais de 3,5%, após o banco holandês lucrar mais do que o previsto e anunciar um programa de recompra de ações. Já a Bayer (ETR:BAYGN) caiu 7,19 em Frankfurt após divulgar uma queda no lucro líquido de 33,8% ante igual período do ano passado. Segundo a Bayer, vendas menores de produtos à base do herbicida glifosato e inflação pressionaram o lucro. O DAX teve queda de 0,39%, a 15.834,91 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações