Bolsas da Europa fecham perto da estabilidade, com balanços e mineradoras em foco

Estadão Conteúdo

Publicado 25.07.2023 10:12

Atualizado 25.07.2023 13:40

Bolsas da Europa fecham perto da estabilidade, com balanços e mineradoras em foco

Os mercados acionários europeus fecharam próximos da estabilidade nesta terça-feira, 25, acumulando pequenos ganhos como reação aos balanços corporativos locais e às promessas da China de novos estímulos para a demanda. Os ganhos, porém, foram limitados pela desaceleração acima do esperado do índice alemão Ifo e pela cautela dos investidores com a perspectiva de aperto monetário pelo Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira (27).

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,20% a 7.693,74 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,07%, a 16.204,30 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,20%, a 7.413,35 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,20%, a 28.966,41 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,39%, a 9.509,20 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,09%, a 6.195,64 pontos. As cotações são preliminares.

Em destaque, resultados trimestrais acima do consenso de analistas fizeram os papéis da multinacional anglo-holandesa Unilever (LON:ULVR) subirem 4,88% na bolsa de Londres. Em Frankfurt, as ações da Adidas escalavam 7,1%. Segundo o analista da Baader Helvea, Volker Bosse, a queda nas vendas foi "menos pior" do que o mercado esperava e a empresa teve lucro quando se esperava perdas.

Na segunda-feira, 24, o Politburo, principal órgão decisório da China, prometeu lançar uma série de medidas para ajudar a economia, com incentivos às vendas de imóveis e outros setores em dificuldades. A promessa de estímulos apoiou os preços de metais, o que levou as ações da Antofagasta (LON:ANTO) a subirem 6,79% na bolsa de Londres, os papéis da mineradora Anglo American (LON:AAL) a crescerem 5,25% e os da Rio Tinto (LON:RIO) a uma alta de 4,44%. O subíndice de mineração do Stoxx 600 teve alta de 4,24%.

Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas, elaborado pelo instituto Ifo, apontou para uma queda mais acentuada do que o esperado, em retração pelo terceiro mês consecutivo, e reforça a expectativa de recessão na zona do euro, afirmou o Commerzbank. "Este é mais um dos indicadores que aponta para uma forte desaceleração em toda a Europa", disse o banco, em comentário. *Com informações da Dow Jones Newswires.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações