Bolsas da Europa fecham sem direção única, ante ponderações sobre dados e juros

Estadão Conteúdo

Publicado 09.02.2024 11:23

Atualizado 09.02.2024 14:40

Bolsas da Europa fecham sem direção única, ante ponderações sobre dados e juros

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 9, enquanto investidores digerem dados da inflação da Alemanha e dos Estados Unidos, maior economia do mundo e parceiro comercial do bloco europeu. Também no radar, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) voltaram a alertar sobre a necessidade de evidências de queda da inflação rumo à meta de 2%, antes do corte de juros ser considerado.

Em Frankfurt, o DAX fechou em queda de 0,22%, a 16.926,10 pontos, mesmo após a pesquisa do Destatis confirmar que a taxa anual do índice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) da Alemanha desacelerou significativamente em janeiro, a 2,9%.

Mais cedo, o dado manteve as bolsas europeias oscilando próximas a estabilidade, antes de firmarem viés negativo, enquanto investidores ponderavam sobre perspectivas para os juros na região. Dirigente do BCE, François Villeroy de Galhau projetou nesta sexta-feira que o banco provavelmente cortará as taxas de juros neste ano, considerando o progresso no combate à inflação.

Já o dirigente Martins Kazaks admitiu a possibilidade de redução das taxas neste ano, mas alertou que ainda é cedo para atender a precificação do mercado ainda no primeiro trimestre e pediu "paciência". "Temos que esperar até que a história da inflação termine. Se você se apressar, a inflação e também os juros podem começar a subir novamente", afirmou ele.

No Reino Unido, o dirigente do BoE Jonathan Haskel também reiterou que busca mais sinais de que os riscos de inflação no Reino Unido estão diminuindo antes de mudar sua postura a favor de mais aperto monetário.

Em Londres, o índice FTSE 100 caiu 0,31%, a 7.571,98 pontos. Entre os destaques, a ação do Barclays (LON:BARC) recuou 0,61%, após o banco britânico confirmar a compra do braço bancário da varejista Tesco (LON:TSCO) (+0,04%) por US$ 760 milhões.

Ainda no radar do setor bancário, o BCE sinalizou aos bancos da zona do euro que eles podem enfrentar requisitos de capital mais elevados, caso não tenham controle suficiente sobre riscos relacionados ao setor imobiliário comercial, segundo a Bloomberg.

Os avisos fazem parte das crescentes preocupações com riscos de contágio, após alguns bancos reportarem fortes perdas associadas ao setor imobiliário comercial, como o New York Community Bank, nos EUA, e o Aozora Bank, no Japão. No fechamento, o subíndice de bancos do EuroStoxx caía 0,08%, a 117,22 pontos.

Em Paris, a ação da Hérmes saltou 4,80%, depois que a empresa de artigos de luxo superou projeções de lucro e receita em balanço divulgado nesta sexta. O índice CAC fechou em queda de 0,22%, a 7.649,07 pontos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entre outras praças europeias, o índice IBEX 35 também recuou 0,09%, a 9.896,60 pontos, em Madri. Por outro lado, o FTSEMIB fechou em alta de 0,30%, a 31.156,06 pontos, em Milão, enquanto o PSI20 subiu 0,28%, a 6.129,95 pontos, em Lisboa. Todas as cotações são preliminares.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações