Bolsas da Europa fecham sem direção única, com pressão de NY e incertezas na economia

Estadão Conteúdo

Publicado 24.08.2023 10:41

Atualizado 24.08.2023 14:10

Bolsas da Europa fecham sem direção única, com pressão de NY e incertezas na economia

Os mercados acionários da Europa fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 24, influenciados por Wall Street, além das incertezas sobre a economia da região, no dia de início do Simpósio Jackson Hole, apontado por analistas como o principal driver até a sexta-feira, 25.

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,18% a 7.333,63 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em queda de 0,68%, a 15.621,49 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,44%, a 7.214,46 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, recuou 0,57%, a 28.072,12 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,14%, a 9.329,00 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,74%, a 6.064,81 pontos. As cotações são preliminares.

Em entrevista à mídia norte-americana em Jackson Hole, o dirigente do BCE e presidente do BC português, Mario Centeno, reconheceu a desaceleração da inflação da zona do euro, mas destacou a necessidade de seguir com o trabalho.

Em paralelo, o ex-dirigente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) James Bullard e o presidente do Fed da Califórnia, Patrick Harker, falaram sobre a força da economia e sobre a necessidade de juros restritivos nos EUA. Já na sexta-feira, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e o presidente do Fed, Jerome Powell, devem discursar no evento.

As bolsas europeias iniciaram o pregão em alta, fortalecidas por ações de empresas de semicondutores na esteira do balanço melhor que o esperado da gigante norte-americana Nvidia. As ações da ASM International cederam mais de 6% em Amsterdã, enquanto as da Nordic Semiconductor caíram cerca de 0,5% em Oslo. Já a Ams-Osram subiu mais de 3,5% em Viena.

Entretanto, os índices não conseguiram manter o fôlego até o fechamento, quando a "euforia" da Nvidia foi se dissipando, conforme menciona a CMC Markets, que destaca também os rendimentos europeus como pressão adicional.

A instituição pontua que os ganhos de mais cedo foram "cautelosos", com os investidores conscientes de que a fraqueza dos dados recentes poderá ser "algo pontual", sugerindo força na economia da zona do euro e, portanto, riscos de mais altas de juros pelo Banco Central Europeu (BCE).

A resiliência do FTSE, por sua vez, foi atribuída ao baixo desempenho da libra pela Oanda, sendo o índice também "aparentemente impulsionado por lucros impressionantes da Nvidia".

A CMC Markets também destaca que o índice britânico deve está com "mais facilidade em manter os seus ganhos devido ao desempenho superior nas áreas mais defensivas do mercado", que incluem GSK e Unilever (LON:ULVR), ambas subindo mais de 0,5%.

Ainda, investidores acompanharam a queda do preço do gás, com a BP fechando em alta de mais de 0,5% em Londres e a Repsol (BME:REP) subindo mais de 1% em Madri.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações